A Superintendência Regional de Saúde de Diamantina (SRS Diamantina), através do Núcleo de Mobilização Social e Epidemiologia, realizou visita técnica ao município de Matelândia entre os dias 25 e 28 de abril com o objetivo de mobilizar profissionais e população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A equipe se reuniu com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Matelândia para uma breve capacitação e conhecimento dos trabalhos realizados na comunidade. Recém-contratados, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde também participaram da capacitação. No encontro, foi instituído o Comitê Municipal da Dengue em Matelândia.

SAM 1764

Ao longo dos dias de trabalho, diversas palestras foram realizadas nas escolas municipais e estaduais, tanto na sede como na zona rural de Matelândia. Na parte da noite, a comunidade foi contemplada com as mesmas apresentações: grupos de terceira idade, escolas, e associações de bairros.

Presente no encontro, o técnico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Ogsmar Geraldo Alcântara abordou as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, seus sintomas e consequências, e alertou a população para que cada um cuidasse do seu espaço e também vigiasse o espaço alheio. Após a palestra, a comunidade teve a oportunidade de tirar suas dúvidas.

Ao final da visita, os técnicos da SRS Diamantina relataram que a Secretaria Municipal de Educação de Matelândia tem sido parceira nesse processo educador. Através de panfletos, produções de textos e demais trabalhos visíveis nas escolas, a comunidade se mobiliza no enfrentamento ao Aedes aegypti e busca evitar que os casos não venham a aumentar na cidade.

A proposta da SRS Diamantina é visitar todos os municípios de sua jurisdição, começando pelos mais afetados pelo mosquito e aqueles que realizaram recentemente processo seletivo para agentes de Endemias e agentes comunitários de saúde. Além disso, em maio, está prevista uma reunião com todas as referências de Mobilização Social para alinhamento dos trabalhos e formação do Plano de Ação da Dengue.

Por Rita Silva e Luciana Ribeiro