Nesta segunda e terça-feira (25 e 26/04), servidores da Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS Januária) participam da Educação Permanente sobre o Sistema de Informação do Câncer (SISCAN). Promovido pelos núcleos de Redes de Atenção à Saúde e de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Núcleo de Regulação, a ação envolve coordenadores de Atenção Primária à Saúde e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, referências da Regulação dos 26 municípios da jurisdição da Gerência, além de prestadores e digitadores do Serviço.

Crédito: Flávia Malta Fernandes

O objetivo do treinamento é apresentar as mudanças essenciais pelas quais o SICAN passou, atualmente desenvolvido em plataforma WEB, integrando os Programas Nacionais de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama (SISCOLO E SISMAMA). A nova ferramenta tambpem oferece subsídios para avaliação da qualidade dos procedimentos de rastreamento do câncer do colo do útero e de mama, otimizando o acompanhamento dos usuários com exames alterados.

Para Nayra de Oliveira Duarte, referência técnica em Saúde da Mulher da GRS Januária, o SISCAN cumpre um papel fundamental na atenção à saúde no SUS. “O SISCAN permite o acompanhamento dos usuários em tempo real em todos os pontos da rede de Atenção à Saúde, cumprindo os princípios da Atenção Primária, sobretudo o da Integralidade”, ressaltou Nayra.

Por Flávia Malta Fernandes