A Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS Uberlândia) inaugurou nesta quarta-feira (20/04) o Anexo I da Superintendência, onde funcionará a nova sede do MG Transplantes, a Central de Regulação, o colegiado regional de Saúde, além de um auditório com infraestrutura para videoconferência e o arquivo da SRS Uberlândia. A reforma foi realizada com recursos de Termo de Ajuste de Conduta repassados pelo Ministério Público Federal da comarca de Uberlândia no valor de R$ 700 mil. Economia de recursos financeiros, humanização e melhoria na gestão e integração entre os órgãos são alguns dos benefícios da unidade.

A inauguração proporciona um alinhamento das atividades do MG Transplantes e maior integração do órgão com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Central de Regulação. Para os colaboradores que trabalham em turnos e mantém os serviços disponíveis por 24 horas, o novo espaço oferece um ambiente mais confortável e humanizado, já que terão disponível refeitório e espaço de repouso. Anteriormente o órgão ocupava uma sala cedida no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

20160420 104612

"Hoje é um dia emocionante em minha vida", declarou Thomson Palma, médico regulador do MG Transplantes. "Quando eu cheguei ao Triângulo Mineiro, a atuação do órgão era tímida. Hoje ela é atuante e é fundamental estar associada e vinculada à Secretaria de Saúde, pois passa segurança, vigor, força e confiabilidade do sistema". O médico também explicou a importância em se aproximar das secretarias municipais de saúde que têm um papel estratégico na captação dos órgãos.

Segundo o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Almir Fontes, haverá economia de recursos financeiros, já que antes a Central de Regulação funcionava em uma casa alugada. "Em Minas Gerais, somos a primeira regional a disponibilizar um espaço para o Colegiado Regional de Saúde. Com a economia, com uma estrutura mais adequada e humanizada, indiretamente nós iremos também beneficiar o cidadão", pontuou o superintendente.

A obra começou em 2014 na gestão do superintendente Daltro Catani Filho. "O empenho e trabalho coletivo das equipes da SRS Uberlândia, principalmente das coordenações de Vigilância Sanitária e de Gestão foram de extrema importância para a concretização do projeto", parabenizou Catani. "Foi uma ousadia da Regional de Uberlândia fazer esta parceria com o Ministério Público Federal, pois tínhamos essa estrutura que precisava de uma reforma, estávamos pagando aluguel e o MG Transplantes precisava de um espaço", complementou.

A Regional Oeste do MG Transplante gerencia o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos em 87 municípios, que incluem o Triângulo Mineiro e o Noroeste de Minas.

Por Priscila Fujiwara