A Superintendência Regional de Saúde em Governador Valadares (SRS-GV), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast), promoveu, na última quarta-feira (20/04), o seminário “A Vigilância da Doença Aguda pelo Vírus Zika”. O evento teve como público alvo os coordenadores de Vigilância Epidemiológica, referências técnicas de Dengue, Chikungunya e Zika e do Programa Saúde da Mulher e de representantes da Atenção Primária à Saúde dos 22 municípios que compõem a Região de Saúde de Governador Valadares.

Foto: Frederico Bussinger.

O objetivo, segundo o coordenador do Nuveast da SRS-GV, Ednei Soares de Oliveira, foi auxiliar os profissionais de saúde municipais no manejo dos casos suspeitos e confirmados relacionados à infecção pelo vírus Zika, incluindo gestantes, fetos e recém-nascidos (RN). “Considerando o contexto epidemiológico atual do Zika vírus, faz-se necessária a organização dos serviços que compõem a Rede de Atenção à Saúde para oferta de diagnóstico e acompanhamento adequado dos casos”, ressaltou.

A organizadora do evento, Denise Dupin Barroso Mourão, do Nuveast da SRS-GV, abriu o seminário apresentando aspectos gerais sobre o Zika Vírus, prevenção, sintoma e tratamento, além de trazer um panorama da situação epidemiológica da doença no país e no estado. “Depois de muitos protocolos e notas técnicas, os municípios sempre nos trazem uma demanda muito grande de dúvidas em relação ao Zika Vírus e, por isso, sentimos a necessidade de ter esse primeiro encontro para falar sobre a doença, principalmente quanto às ações de vigilância no controle operacional desse agravo e também em relação à microcefalia”, salientou Denise Dupin.

Na parte da tarde, os participantes receberam informações sobre complicações neurológicas advindas da Síndrome de Guillain-Barré, apresentadas pela enfermeira do Nuveast, Rejane Sanglard Soares; microcefalia e outras alterações neurológicas, por Denise Dupin; recomendações para atendimento às mulheres em idade fértil, gestantes, puérperas e recém nascidos com microcefalia, pela coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (Napris), Cristian Kelly e orientações para o parto e nascimento, atendimento ao recém nascido com microcefalia e manejo dos casos de abortamento suspeito de Zika Vírus, pela referência em epidemiologia do Nuveast, Maria Aparecida de Melo.

O superintendente Regional de Saúde em Governador Valadares, Derli Batista da Silva, destacou a expressiva participação dos municípios no evento. “A presença de 70 profissionais municipais, num momento de dificuldades epidemiológicas em nosso país e no Estado, demonstra o empenho, dedicação e compromisso de cada um. Isso certamente vai fazer a diferença para a saúde da população, impactando numa vigilância e assistência melhor nos municípios”, afirmou.

O médico do Programa Saúde da Família (PSF), do município de Virgolândia, Guilherme Drumond, avaliou o evento como bem informativo e proveitoso. “O seminário foi muito positivo, principalmente porque temos em relação ao Zika Vírus muito mais dúvidas que respostas. Aqui tivemos a oportunidade de ter contato atualizado com o que o Ministério da Saúde preconiza em relação ao tratamento e à investigação e diagnóstico dos exames”, comentou.

Zika vírus no Estado e na região leste

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado em 19 de abril, no ano de 2016, somando os casos com confirmação laboratorial com os casos confirmados por critério clínico epidemiológico, temos um total de 1.955 casos confirmados de Zika em Minas Gerais.

Foram confirmados também 170 casos de gestantes com doença aguda pelo vírus Zika no estado, sendo que, dos 51 municípios da área de abrangência da SRS-GV, Coroaci e Frei Inocêncio apresentam um caso cada e Governador Valadares aparece com 12 casos.

Por Frederico Bussinger