Nestas quinta e sexta-feira (14 e 15/04), o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde e o Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS Varginha), realizaram na Universidade Federal de Alfenas-Campus Varginha, uma capacitação sobre o SISCAN – Sistema de Informação do Câncer.  O evento, que teve formato de treinamento prático, foi direcionado às referências responsáveis pelo SISCAN nos municípios.         

Crédito: Tânia Corrêa

O objetivo central do Sistema é a inserção dos registros de cânceres em cada município, tendo como meta o monitoramento do prazo para o 1º atendimento de cada caso, que é de 60 dias, no máximo, a partir de laudo patológico confirmando diagnóstico. Este prazo foi definido através da Lei Federal de número 12.732, de 22 de novembro de 2012.

Mônica Maciel, Referência do SISCAN na SRS Varginha, ressaltou a importância de se treinar os técnicos para a operacionalização do Sistema, tendo em vista sua obrigatoriedade de uso, a partir de 1º de julho deste ano. A referência em Saúde da Mulher da SRS Varginha, Luciana Pereira, orientou os técnicos presentes sobre o funcionamento geral do sistema, ressaltando que “o SISCAN constitui um sistema onde todos os tipos de cânceres devem ser registrados; porém, num primeiro momento, somente os exames relativos a cânceres de colo de útero e mama, além das mamografias, serão monitorados”.

Aspectos importantes para a implantação do sistema no município, tais como a higienização do Cartão do SUS – ao menos para mulheres de 25 a 69 anos – bem como a frequente atualização dos prestadores e profissionais no CNES e a capacidade de prover requisições impressas na Unidade de Saúde também foram abordadas com os profissionais presentes.

Por Tânia Corrêa