O fechamento do balanço mensal de ações que foram realizadas pela Rede Estadual de Mobilização Social em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no decorrer do mês de março, assinalou o maior número de ações já registrado até hoje, desde a sua criação, em 2007. Foram contabilizadas 512 ações de mobilização social realizadas pelos Núcleos Municipais de Mobilização Social, sendo 494 referentes ao Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue, 17 ações referentes ao Programa Rede Cegonha, quatro referentes ao Programa de Promoção à Saúde e uma referente ao Programa de Saúde do Idoso.

Crédito: Arquivo SES

Uma das ações que integram o balanço de março é a palestra, realizada em 11/03, no município de Capitão Andrade, pertencente à Regional de Saúde de Governador Valadares, que abordou as três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Identificar o mosquito, reconhecer os sintomas das doenças, diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor e corrigir esses problemas foram as pautas versadas no encontro.

Além da palestra, houve também a apresentação de teatro do grupo da Comunidade Escolar do CMEI José Antônio de Oliveira, local em que foi realizada a ação. A ideia foi conscientizar e mobilizar alunos, professores e funcionários na prevenção e combate aos focos do vetor no município, com o objetivo de eliminá-los, tanto na escola como nos domicílios de todos que participaram da ação.

Crédito: Arquivo SES

Para Érica Moreira, referência em Mobilização Social do Núcleo Municipal de Capitão Andrade, é preciso promover ações que levem a comunidade escolar a permanecer sentinela quanto à prevenção e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, para evitar o avanço das doenças. “Devemos estar sempre vigilantes”, disse a referência.

Também em Março foram identificados 05 Núcleos Municipais de Mobilização Social. Os municípios de Açucena, da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano; Pintópolis da Regional de Saúde de Januária; Pedro Teixeira da Regional de Saúde de Juiz de Fora; Tiradentes da Regional de Saúde de São João Del Rei e Umburatiba, da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, passaram a relatar ações de mobilização social.

Atualmente, contamos com 657 Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde identificados.

Por Ana Rita Fernandes