Nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de abril, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) está realizando encontros com representantes de todos os 53 municípios que integram sua área de atuação, visando repassar orientações técnicas sobre a Campanha Contra a Gripe 2016. Em 53 municípios do Norte de Minas a estimativa é de que serão vacinadas 210 mil pessoas.
Crédito: Pedro Costa

Nesta quarta-feira (13/04), as orientações foram repassadas aos coordenadores de imunização das secretarias de saúde dos municípios que integram as microrregiões de Montes Claros/Bocaiúva, Janaúba e Monte Azul. Nesta quinta (14/04), o encontro reunirá representantes dos municípios das microrregiões de Salinas/Taiobeiras, Coração de Jesus e Francisco Sá.

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes destaca a importância da realização dos encontros, pois a partir deles, os coordenadores de imunização tiram dúvidas e se prepararam para repassar detalhes para os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde.

"O alinhamento de informações entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com os municípios é fundamental para que a campanha alcance resultados positivos. Como a meta é imunizar 80% da população alvo, precisamos ter propostas de ações bem definidas a fim de ampliarmos as possibilidades de sucesso do trabalho a ser realizado", destacou Patrícia Guimarães.

Na semana passada, o Estado recebeu 1,3 milhões de doses da vacina contra a gripe. O quantitativo, enviado pelo Ministério da Saúde, corresponde a 25% do total e está sendo enviado às superintendências regionais de saúde que, por sua vez, farão a distribuição aos municípios. Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas ocorrerá em seis etapas durante os meses de abril e maio, com respectivas redistribuições às superintendências regionais de saúde.

Início da Campanha

A campanha de vacinação contra a gripe começará no dia 30 de abril e se estenderá até 20 de maio. No entanto, caso haja necessidade, os municípios têm autonomia para antecipar o início da vacinação. A recomendação da SES-MG é que entre os dias 25 e 30 de abril os municípios ofertem a vacina para grupos de pessoas acamadas e residentes em instituições fechadas, como asilos.

Em Minas Gerais a meta é vacinar 80% da população alvo, estimada em cerca de 3,8 milhões de pessoas. Os grupos prioritários são: pessoas com idade superior a 60 anos; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite, por exemplo, e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SRS de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão explica que para controlar a gripe a prevenção continua sendo o melhor caminho. As recomendações a serem adotadas são medidas de higiene como lavar bem as mãos com água e sabão, com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar, evitando assim cobrir a boca com as mãos; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

Por Pedro Costa