A Escola Estadual Professor Patrício Gomes participou, neste sábado (09/04), do Dia D para enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Estiveram presentes ao evento a Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Marcia Elizabeth Alves Otoni, a Superintendente da 37ª Regional de Ensino, Maria Helena Costa Salim, técnicos e referências em Mobilização Social da SRS de Teófilo Otoni, bem como a diretora da Escola Adriana Luiz dos Santos. Juntos, eles receberam alunos e familiares para debaterem como proceder no enfrentamento à Dengue.

Crédito: Fernando Velano

Na oportunidade, os alunos realizaram apresentação de músicas alusivas ao mosquito Aedes aegypti, paródias, peças de teatro e até uma roda de capoeira, todas as atrações focadas no principal tema: como se prevenir do mosquito da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika vírus.

Para Adriana Luiz dos Santos, diretora da Escola Estadual Professor Patrício Gomes, atividades de mobilização junto a estudantes têm grande importância. “Trabalhamos diretamente com o aluno e a família. Nossa escola é situada na periferia, e as pessoas costumam deixar alojados alguns objetos que não utilizam mais no dia a dia, e esse trabalho de prevenção faz com que o aluno leve para sua casa uma mensagem de cuidado e prevenção, de cuidar para que a Dengue não prolifere e não contamine outras pessoas, não só dentro das suas casas, mas em toda a sua vizinhança”, ressaltou Adriana.

“A educação é tão importante quanto a saúde; além de tratar os doentes, precisamos também combater o mosquito, e com a Escola nessa parceria teremos a comunidade envolvida nessas ações”, disse a Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Alves Otoni.

“Todas as escolas da 37ª Superintendência Regional de Ensino estão fazendo esse trabalho de conscientização. A Secretaria de Saúde nos fornece elementos e nós desenvolvemos os projetos de conscientização com os alunos e seus familiares”, finalizou a Superintendente da 37ª delegacia de Ensino, Maria Helena Costa Salim.

Por Lineu Cardoso