No último sábado (09/04) foi o dia D para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti em 15 escolas da rede estadual de Minas Gerais. No Vale do Aço, a ação aconteceu na Escola Estadual Pe. Deolindo Coelho. A mobilização foi coordenada pela diretora da escola Elisa Maria Martins Barros e Silva e pelo Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho.

Crédito: Flávio Samuel

Segundo o Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, a ação de mobilização contou com a participação de aproximadamente 1.200 pessoas, entre alunos, comunidade escolar, voluntários e parceiros envolvidos. “É o resultado da parceria entre a Regional de Saúde e a Regional de Ensino, além da comunidade escolar. As famílias do aluno compraram a ideia, que é mobilizar e conscientizar nossa comunidade, por isso que estamos com um batalhão de pequenos mobilizadores nas ruas em pleno sábado, pai e alunos estão aqui e pelo que vejo podemos sim vencer esta guerra”, comentou Wagner.

Já diretora da Escola Estadual Padre Deodolindo Coelho, Elisa Maria Martins Barros e Silva, afirmou que é missão da escola mobilizar e que durante toda a semana a escola realizou ações, como palestras e atividades relacionadas ao combate do Aedes aegypti, e que no sábado foi o fechamento com uma ampla ação externa que contou com a participação de pais e toda comunidade escolar. “Através de ações de mobilização é que temos o resultado esperado, pois educamos e sensibilizamos nossa comunidade por meio dos próprios alunos, a voz da escola ultrapassa os limites, vai longe. Nossos alunos conhecem e sabem do que estão falando, pois foram treinados e capacitados, sabem dar o recado, que é combater a dengue com informação”, afirmou Elisa.

Crédito: Flávio Samuel

Por Flávio Samuel