A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, promoveu na última sexta-feira (08/04), o Seminário Regional de Mobilização Social para os 35 municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço. O seminário foi realizado no auditório da Regional e contou com palestras da Consultora Estadual em Mobilização Social, Ana Rita Fernandes, e das Referências Técnicas em Saúde Pública, Juniel Scarabelli e Fabiano Martins.

Segundo Ana Rita Fernandes, o objetivo foi definir estratégias, alinhar conceitos e esclarecer dúvidas dos municípios. O seminário abordou a implantação de novos núcleos municipais de mobilização na região, destacando as ações exitosas já realizadas pelos municípios no combate ao aedes aegypti e na realização das campanhas de saúde pública.

O Seminário contou com a participação de diversos gestores de saúde e das referências em mobilização social dos municípios. Foi conduzido pelo Assessor de Comunicação Social da Regional, Flávio Augusto Ribeiro Samuel, e pela representante do Núcleo de Mobilização da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Ana Rita Fernandes.

“Na verdade o grande desafio da Secretaria de Estado de Saúde é que os 853 municípios de Minas Gerais possuam um Núcleo de Mobilização Social, composto por referências nas áreas de Comunicação Social, Epidemiologia e Atenção Primária. Em nossa região não será diferente, estamos alinhando os 35 municípios para uma reestruturação da nossa rede regional de mobilização social”, afirmou Flávio, Assessor de Comunicação/SRS Cel. Fabriciano.

Entre as atribuições dos Núcleos Municipais está a identificação de parceiros na sociedade civil para promover a promoção de ações de mobilização que realiza a sensibilização do público para determinada causa. Dessa forma, é possível somar esforços e vontades para alcançar um resultado desejado por todos.

Por Jornalismo SES-MG