As secretarias de Estado de Educação (SEE-MG) e de Saúde (SES-MG) de Minas Gerais promovem de 4 a 9 de abril mais uma semana de mobilização para prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, em resposta ao chamado dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde para ação conjunta em todo o país. No sábado (09/04), haverá concentração de ações em escolas de 15 cidades polo do Estado, com o envolvimento das comunidades escolares e agentes de saúde.

Nesta edição da mobilização, as escolas estaduais estarão voltando suas ações para a conscientização das famílias. "Os estudantes são agentes fundamentais para a prevenção e o combate aos focos. Eles replicam em casa o que aprendem na escola", explica a coordenadora do Programa Saúde na Escola da SEE-MG, Silvana Célia.

Segundo dados da SES-MG, em Minas Gerais 46 municípios apresentam alto índice de registros de infectados. As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e as Regionais de Saúde estarão concentrando suas ações em 15 municípios polo. "Todas as 47 SREs foram comunicadas, através de ofício, para que se empenhem ainda mais nesses dias de mobilização nacional e conjunta", pontuou Silvana Célia. Elas foram orientadas a mobilizar o máximo de agentes e entidades comunitárias para um mutirão de conscientização.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Escola Estadual São Pedro e São Paulo, no bairro Piratininga, região de Venda Nova, servirá de referência para as ações da SRE Metropolitana C. Segundo a diretora Rosane Belico, o trabalho junto à comunidade escolar e seu entorno é constante. "Acionamos o posto de saúde e realizamos passeatas pelas ruas do bairro, além de instruirmos os alunos a conscientizarem seus pais e vizinhos".

Os eventos polo acontecem nas escolas estaduais João Pinheiro (Ituiutaba), Maria Elydia (Juiz de Fora), Deputado Renato de Azeredo (Sete Lagoas), Elidio da Costa Pereira (Divinópolis), Abílio Rodrigues Patto (Governador Valadares), Professor Botelho Reis (Leopoldina), Carlos Trivellato (Ponte Nova), Aureliano Pimentel (São João Del Rei), Professor Patrício Gomes (Teófilo Otoni), São José (Ubá), Enéas Vasconcelos (Uberlândia), Pedro Alcântara (Varginha) e Padre Deodolindo Coelho (Coronel Fabriciano), além de Uberaba e Montes Claros.

Interdisciplinar

Na Escola Estadual de Milagre, em Monte Santo de Minas (SRE São Sebastião do Paraíso), um projeto interdisciplinar movimentou todas as áreas de conhecimento com o conteúdo de combate à dengue, zika vírus e chikungunya.

A matemática reuniu dados para construir tabelas, gráficos e trabalhos com percentuais. No português, foram elaborados trabalhos e entrevistas que resultaram em texto coletivo sobre o assunto. Ciências e Biologia cuidaram dos conceitos quanto à transmissão e proliferação. A equipe gestora da Escola acionou a Secretaria Municipal de Saúde para realização de palestras sobre alerta, riscos e variações de doenças que o mosquito pode transmitir.

A Secretaria de Estado da Saúde está promovendo uma enquete para acompanhar o comportamento das pessoas no combate ao Aedes Aegypti, disponibilizada no portal www.saude.mg.gov.br . Ela quer saber se o que o cidadão faz para enfrentar a dengue em casa e nos arredores de sua comunidade.

O MEC disponibiliza em seu portal informações e recursos didáticos para o desenvolvimento de ações para enfrentamento do mosquito e de focos criatórios. Acesse aqui.

Por SEE-MG