Entre os dias 29 de março a 1 de abril, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou visita técnica aos municípios de Almenara, Comercinho, Divisa Alegre, Itaobim, Jequitinhonha e Rubim para debater a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya. O objetivo foi reunir membros de órgãos governamentais e não governamentais, empresas e líderes comunitários, para debater estratégias de controle e mobilização da sociedade sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti.

Crédito: Allan Campos

O Coordenador de Epidemiologia da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues, explicou que as visitas aos municípios foi uma proposta iniciada no Comitê Regional que está assessorando a criação do comitê, e orientando sobre o funcionamento e a importância das reuniões ocorrerem com a participação de representantes de diversos órgãos. Davidson também explicou que a GRS realizará um trabalho de monitoramento após a criação do Comitê.

“Os municípios reunirão com a frequência que acharem ideal, levando em consideração o cenário epidemiológico local. Mensalmente, iremos receber desses municípios um relatório ou plano de ação que detalhará o que foi feito, o que está sendo programado, e as principais dificuldades que estão enfrentando para resolver o problema no combate ao mosquito. De posse dessas informações, nós, do Comitê Regional, teremos condições de avaliar melhor o que deve ser feito em cada município para ajuda-los a desenvolver as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti”, defendeu Davidson.

Durante as visitas técnicas, os membros do Comitê Regional buscaram identificar nos municípios como vem sendo realizadas as atividades de combate ao Aedes aegypti. Marfan Froes, referência no trabalho de campo, buscou fazer um levantamento sobre como vem sendo feito o trabalho dos agentes de endemias que utilizam o larvicida e as pesquisas de Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) e Levantamento de Índice (LI).

Sérgio Murilo Ruas, referência do Sinan, orientou sobre a importância das notificações para o acompanhamento do número de casos. Já o assessor de Comunicação Allan Campos, explicou que os relatórios enviados serão analisados pelo Comitê Regional, e destacou a relevância das reuniões do Comitê Municipal acontecerem com a participação de diversos atores que contribuirão com sugestões e atitudes, facilitando assim, o trabalho de enfrentamento ao Aedes aegypti, que passa a ser realizado com a colaboração de diferentes atores da sociedade.

O Coordenador da Vigilância em Saúde de Jequitinhonha, Luís Antônio Portes, disse que a partir da semana que vem o município reunirá para criar o comitê. “Faremos o regimento interno e iremos procurar discutir com os membros quais são as propostas que cada um tem para que possam nos ajudar a acabar com o foco do Aedes aegypti. A participação do setor público e da população, essa união no comitê, é importante, porque cada um tem um olhar diferenciado sobre o problema. E vão surgir diferentes sugestões e boas ideias que poderão ser postas em prática para acabar com essas doenças”, finalizou Luís Antônio.

Por Allan Campos