A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde, realizou no dia 30 de março, no auditório da GRS Pedra Azul, um treinamento sobre Zika, Dengue e Chikungunya que teve como público alvo os profissionais médicos e coordenadores da epidemiologia.

O Diretor da GRS de Pedra Azul, Francisco Carvalho, participou da abertura do evento e apresentou o cenário epidemiológico destas doenças na região, enfatizando o trabalho de limpeza urbana que foi realizado no município de Medina, que resultou na redução do número de casos de dengue. Uma das ações realizadas pelo governo local foi a aprovação de uma lei que autorizava a notificação e cobrança de multas a moradores que tinham lotes com focos do mosquito Aedes Aegypti.

Crédito: Letícia Leite

A Coordenadora da Vigilância em Saúde, Maria José Letícia Leite, destacou que o treinamento é importante porque visa a integração da equipe regional para o esclarecimento de dúvidas, principalmente sobre o Zika, já que no município de Pedra Azul foi confirmado um caso de gestante com vírus.

O treinamento contou com a participação da médica da vigilância epidemiológica, Olívia Veiga, que apresentou a sintomatologia diferencial de cada doença, tratamento, acompanhamento de gestantes e uso de repelentes. A enfermeira, Maryana Prates, apresentou dados epidemiológicos e protocolos de exames enquanto a enfermeira da Vigilância Sanitária e da Vigilância de Óbitos, Carla Gobira, apresentou informações complementares sobre a coleta de exames e envio das amostras de soro à Fundação Ezequiel Dias (Funed). Participaram do evento os municípios de Almenara, Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre, Divisópolis, Felisburgo, Jequitinhonha, Pedra Azul, Ponto dos Volantes e Rubim.

Por Allan Campos