O envolvimento do controle social na mobilização da sociedade em torno de temas relevantes à saúde pública é uma das premissas dos Conselhos de Saúde. O maior desafio deste momento é o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Chinkungunya e Zika Vírus. Essa última está relacionada aos casos de recém-nascidos com microcefalia no país. Para potencializar as ações de prevenção, combate e tratamento, os conselhos precisam se informar e buscar formas de contribuição.

 

Dessa forma, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais irá realizar um Encontro para discutir o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia sob o viés do Controle Social. O evento será no próximo dia 12 de abril, de 9 às 12 horas, no auditório do 8º andar, na Rua Rio de Janeiro, 471 – Centro, Belo Horizonte. É fundamental que os municípios que já apresentaram casos das doenças relacionadas estejam presentes nesta discussão.

 

As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo e-mail luciane.ribeiro@saude.mg.gov.br, telefone: (31) 3215-7210.

 

Plano de Enfrentamento à Microcefalia

 

Trata-se de uma grande mobilização nacional envolvendo diferentes ministérios e órgãos do governo federal, em parceria com estados e municípios, para conter novos casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika. O Plano é dividido em três eixos de ação: Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas; e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa. Essas medidas emergenciais serão colocadas em prática para intensificar as ações de combate ao mosquito.

Por Michelle Guirlanda (CES-MG)