Com o objetivo de reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti na região, o Vice-Governador, Antônio Andrade, juntamente com o Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos e a Subsecretária de Vigilância e Proteção à Saúde, Celeste de Souza Rodrigues, visitaram ontem (22/03) o município de Uberaba, polo da região ampliada de saúde Triângulo Sul.

Crédito: Osvaldo Afonso

Acompanhados de equipe técnica da SES-MG, se reuniram no CETA (Centro de Educação e Tecnologia Ambiental) com autoridades locais e estaduais, além de profissionais da saúde e da educação, para alinhar ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com o Vice-Governador, Antônio Andrade, o Governo do Estado está usando todos os meios de combate ao mosquito, incluindo o trabalho junto às comunidades, assim como tem reunido esforços junto ao Governo Federal. Segundo ele, “a imprensa também tem feito seu papel, reforçando a importância do combate ao Aedes por parte das autoridades e da população. Também é preciso que, desde cedo, as crianças recebam educação ambiental em suas casas e na escola”.

O Secretário Fausto Pereira dos Santos enfatizou a importância da presença do presidente do Comitê Estadual de Combate à Dengue, o Vice-Governador, Antônio Andrade, na região. “Além disso, o esforço coletivo de todas as autoridades nesse mesmo intuito é muito importante. Vale frisar também que a descontinuidade das ações é um dos fatores mais prejudiciais em relação ao combate do Aedes nos municípios.”

Em sua fala, a Subsecretária Celeste Rodrigues abordou aspectos epidemiológicos das doenças no estado e na região nos últimos anos, a importância do diagnóstico inicial da pessoa com sintomas das doenças, a campanha 10 minutos por semana contra o Aedes aegypti e sobre repasses de recursos pelo estado, a partir de ações acordadas de Vigilância em Saúde junto aos municípios.

Visita à Escola

Em segunda etapa da visita à Uberaba, foi realizado um encontro com alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira. Os alunos realizaram apresentações de teatro e paródia sobre as doenças Dengue, Zika e Chikungunya e fizeram perguntas sobre as vacinas contra essas doenças e as ações do estado para o combate das mesmas. Presente nos eventos, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, falou sobre o cuidado especial que se deve ter com esse município, considerando as epidemias que a cidade já enfrentou e os vários óbitos que já aconteceram na região.

Por Sara Braga