Entre os dias 14 e 18/03 a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS Uberlândia), por meio de sua Coordenação de Vigilância Sanitária realizou a "Capacitação Básica para Fiscais da Vigilância Sanitária" junto aos municípios de sua jurisdição.

Conforme explicou a coordenadora de vigilância sanitária da SRS Uberlândia, Amanda Costa, o foco do conteúdo ministrado foram as inspeções de serviços e estabelecimentos de baixa complexidade, como consultórios odontológicos, estabelecimentos farmacêuticos, unidades básicas de saúde, ambulâncias, medicamentos e congêneres. “A capacitação foi muito positiva pela troca de experiências entre os técnicos das vigilâncias e atualização de informações”, avaliou a coordenadora.

Crédito: Priscilla Fujiwara

O superintendente da SRS Uberlândia, Almir Fontes, apontou a importância do papel educativo dos fiscais. “Saúde também é prevenção, e um dos responsáveis por essas ações é a Vigilância Sanitária, à medida que ela trabalha para orientar e melhorar a qualidade dos serviços e produtos, o que reduz os riscos à saúde”, reforçou Almir. O superintendente também ressaltou que a comunidade precisa também ter consciência das consequências do uso de produtos indevidos.

Durante a capacitação, os fiscais puderam tirar muitas dúvidas também quanto à legislação e à documentação necessária para análise de projetos de estabelecimentos, bem como em relação à fiscalização em consultórios odontológicos, açougues e estabelecimentos de saúde. “Foi possível também capacitar os novos fiscais que não tinham ainda passado por nenhum treinamento. É importante que todos os anos essa capacitação aconteça”, reforçou o coordenador de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Romaria, Leonardo Martins Alves, presente na capacitação.

Bom exemplo

No município de Romaria, a Vigilância Sanitária foi estruturada há seis anos, no intuito de educar os cidadãos e fiscalizar os comerciantes do município. Leonardo Martins Alves, coordenador de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Romaria, explica que nesse período houve muitos avanços na área de Alimentação. “Os profissionais nos estabelecimentos não tinham boas práticas na manipulação dos alimentos; hoje os restaurantes, panificadoras e bares já procurar se adequar”, disse Alves.

Romaria é uma cidade com 3,5 mil habitantes, que recebe grande fluxo de turistas no mês de agosto, durante a tradicional festa de Nossa Senhora da Abadia, quando a população flutuante da cidade aumenta em até dez vezes. É nesse momento que os fiscais precisam ter um papel educativo, orientando a população a priorizar o consumo de produtos de estabelecimentos dos locais que passaram por inspeção, e evitarem os ambulantes.

Por Priscila Fujiwara