A Rede Estadual de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contabilizou, em fevereiro deste ano, o maior número de ações de mobilização social no Sistema Único de Saúde (SUS) já registrado desde sua criação, em maio de 2007. Ao todo, foram 491 ações realizadas pelos Núcleos Municipais de Mobilização Social, sendo 463 referentes ao Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue e 28 ações referentes ao Programa Rede Cegonha.

Os Núcleos Municipais promoveram ações bastante diversificadas. Um exemplo disso foi a blitz educativa realizada pelo Núcleo Municipal de Mobilização Social de Patos de Minas, nos dias 14 e 15 de fevereiro, no terminal rodoviário do Bairro Lagoa Grande, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Divulgação SMS Patos de Minas

No evento, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde se fantasiaram de mosquito Aedes aegypti e também de possíveis criadouros como caixa d’água, vaso de flor, garrafa pet, sacola plástica e lata de lixo. Assim caracterizados, circularam pelo terminal distribuindo material informativo produzido pela SES-MG e abordaram o público com informações sobre a necessidade da participação de todos na prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya.

Ainda em fevereiro, foram identificados novos 12 Núcleos Municipais de Mobilização Social. Os municípios de Água Boa e Alvarenga, da Regional de Saúde de Governador Valadares; Itambacuri, São José do Divino, Serra dos Aimorés e Setubinha da Regional de Saúde de Teófilo Otoni; Braz Pires e Tocantins, da Regional de Saúde de Ubá; Piedade de Caratinga, da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano; Berilo, da Regional de Saúde de Diamantina; Conceição do Ipanema da Regional de Saúde de Manhumirim e Ipuiúna, da Regional de Saúde de Pouso Alegre, passaram a relatar ações específicas para sensibilizar a sociedade em questões relativas ao combate à Dengue e para a redução da mortalidade materna e infantil.

Atualmente, a Rede Estadual de Mobilização Social da SES-MG conta com 652 Núcleos Municipais de Mobilização Social identificados.

Por Ana Rita Fernandes