Visando reforçar as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena (SRS Barbacena) promoveu, nesta sexta-feira (18/03), uma reunião entre representantes da Educação estadual e municipal, Secretaria Municipal de Saúde e a Polícia Militar. O objetivo foi alinhar entre os presentes a elaboração de um projeto piloto de mobilização no enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya nas escolas municipais e estaduais de Barbacena e região.

A proposta é envolver cerca de 1270 alunos, bem como docentes e funcionários de escolas dos municípios de Barbacena, Ibertioga, Antônio Carlos, Alto Rio Doce, São João Del Rei, Nazareno, Prados, Dores de Campos, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, São Brás do Suaçui, Queluzito e Cristiano Otoni.

Divulgação SRS Barbacena

O projeto prevê parceria com a Polícia Militar (Companhia Ambiental) através do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), que já é trabalhado nas escolas, de modo a envolver as crianças e adolescentes como aprendizes e multiplicadores do tema junto às suas famílias, amigos e comunidades. Esse projeto busca também a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, de modo a envolver os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde em trabalhos de campo com os alunos. Materiais destinados ao público infantil produzidos pelo Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), como o almanaque "Edi e Gyta" e a cartilha "Deu a Louca no Mundo da Fantasia", também serão trabalhados em sala de aula com os alunos.

"Nossa ideia inicial é acrescentar esse conteúdo ao trabalho de mobilização que já é desenvolvido no PROGEA, e promover atividades de campo com esses alunos envolvendo a Saúde e a Educação do Estado e do município, e também a Polícia Militar. Na fase final, formar agentes mirins de combate à Dengue, incluindo uma entrega de certificados aos mesmos", destacou o Superintendente Regional de Saúde, Robson Vidigal.

Por Priscila Rezende