Nesta quinta-feira (17/03) agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias do município de Crisólita recebem capacitação para o controle da Dengue. A capacitação tem como objetivo a inserção desses agentes nas ações de prevenção e combate à Dengue, para alinhamento à atual situação de emergência de saúde pública de importância nacional. A capacitação está sendo ministrada pela referencia técnica do Núcleo Regional de Mobilização Social, Augusto Bernardo do Monte e a referência técnica em Dengue, José Jorge Sahid Nedir, ambos da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS Teófilo Otoni).

Crédito: Lineu Cardoso

José Jorge Nedir ressaltou a importância do papel dos agentes nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti. “O trabalho de integração entre os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias visa capacitá-los e despertar neles a necessidade de união, para que juntos possam mobilizar a população, buscando um objetivo comum que é enfrentar o Aedes aegypti por meio da promoção de saneamentos interdomiciliares e da mudança de hábitos da população”, ressaltou José Jorge.

A Coordenadora de Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde do município de Crisólita, Kleise Pinheiro Farias também ressaltou a importância de um trabalho integrado. “Espero que com essa capacitação os agentes de endemias do nosso município possam trabalhar de maneira integrada com os agentes comunitários de saúde, para que juntos e munidos de informações importantes, conscientizem a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti”, finalizou Kleise.

Por Lineu Cardoso