Na última sexta feira (11/03), municípios mineiros considerados prioritários para ações de enfrentamento e controle do Aedes Aegypti, foram convocados a realizar um dia de mobilização em prédios públicos.

Na sede da Superintendência Regional de Alfenas (SRS Alfenas), os servidores foram orientados pelo educador em saúde da Secretaria Municipal de Alfenas, Edmauro Pereira. O técnico fez um apelo à contribuição de todos no enfrentamento ao mosquito, chamando para ações conjuntas entre população e poder público, "O cidadão deve se tornar um agente de saúde, multiplicando informações e orientando a população; assim teremos ações com um grande poder de divulgação", ressaltou Edmauro.

Divulgação SRS Alfenas

No encontro, os servidores foram orientados a realizarem vistorias não só em suas casas, como em seu local de trabalho, mantendo limpos quintais, bebedouros de animais domésticos, vasos de plantas, etc, a fim de eliminar os focos do mosquito. Os servidores receberam um folder da Campanha "10 Minutos contra a Dengue" orientando quais os locais devem ser supervisionados.

Ao final do encontro, a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Alfenas, Ivana Araújo, convidou os servidores a fazerem uma "varredura", no prédio da Superintendência, a fim de identificar possíveis locais de risco para criadouros do mosquito.

Por Marivalda Cezário Santos Tobias