Na última sexta-feira (11/03), o Governo Federal, através do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais de Saúde, convocou os serviços de saúde para um dia de mobilização em prédios públicos da administração direta e indireta, localizados em municípios considerados prioritários para ações de enfrentamento e controle do mosquito Aedes aegypti.

Crédito: Darliéte Martins.

A Regional de Saúde de Itabira participou das ações que basearam-se em vistoria de imóveis e também das proximidades dos prédios públicos do município, reuniões com servidores para orientação e sensibilização de todos os envolvidos no processo de detecção e eliminação de focos do mosquito e entrega de panfletos e do folder da campanha “10 minutos contra a Dengue”.

O assessor de comunicação da Prefeitura de João Monlevade, Clésio Oliveira Gonçalves, falou sobre a importância das ações de mobilização: “De forma lúdica e interativa levamos à nossa população conhecimentos sobre a doença, e as formas de intervenção das pessoas na eliminação dos focos do mosquito”.

"Eliminar os focos de transmissão do mosquito da Dengue é um dever de todos, dos nossos serviços e de cada cidadão, pois cada um pode fazer a sua parte para eliminar os focos do mosquito e assim manter a sua saúde e a dos outros sem os riscos da doença”, afirmou Lucimara Guerra, coordenadora de Vigilância Sanitário do município e organizadora do evento.

Durante as próximas semanas, outras ações continuarão acontecendo como forma de garantir a sensibilização das pessoas para a gravidade do problema.

Por Darliéte Martins