A Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes e o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, participaram na manhã desta sexta-feira (11/03) na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, de atividades de conscientização sobre a importância do enfrentamento, controle e mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. As ações foram destinadas aos alunos e funcionários da instituição. Para ver a nossa galeria de fotos, clique aqui.

Falando para uma turma de estudantes de medicina, o Secretário alertou sobre a mudança no cenário epidemiológico do Brasil com a inclusão das novas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. "O novo cenário epidemiológico que se anuncia torna muito importante novos olhares. É cada vez mais complexo a situação da dengue no estado e no país. Os médicos, a sociedade como um todo e o estado precisam se articular para estabelecer políticas realmente eficazes para combater a proliferação do mosquito", disse.

Crédito: Osvaldo Afonso

Segundo a Ministra Nilma Gomes, o Governo Federal tem realizado ações de conscientização, educação e mobilização dos servidores que atuam nas instituições federais para que eles possam ser replicadores de informações nos espaços que frequentam. A iniciativa faz parte dos esforços de combate aos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika.

"Campanhas de educação e mobilização estão sendo realizadas pelos membros do governo federal em todo o país. Então, sempre que um Ministro visita um estado, ele participa também de uma vistoria nos órgãos públicos federais e de atividades de mobilização. O objetivo é atestar o compromisso do governo federal com o combate às doenças e demonstrar como o momento exige a ajuda e o compromisso de todos", explicou a ministra.

Combate aos focos no Campus Saúde

A Universidade de Medicina da UFMG está desenvolvendo campanhas destinadas aos alunos e aos funcionários do Campus Saúde para incentivar a atuação mobilizadora no combate a dengue. A faculdade promoveu o seminário "Aedes e as epidemias atuais", com o objetivo de atualizar profissionais da saúde e alunos da graduação sobre a doença. Outras ações também foram realizadas: distribuição de folder informativo para a comunidade acadêmica; criação de uma comissão para o combate ao mosquito; comunicado enviado aos funcionários pedindo a colaboração da comunidade e veiculação de informações na TV Medicina sobre as diferenças entre os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Crédito: Osvaldo Afonso

Para a vice-reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, a universidade pública precisa fazer a sua parte: "Somos uma instituição pública e por isso devemos mobilizar a comunidade acadêmica, buscando ampliar a participação de todos no enfrentamento da doença e multiplicando as informações junto a família e os vizinhos", explicou.

O diretor da faculdade de Medicina, Tarcizo Afonso Nunes, informou que as ações realizadas no campus saúde incentivam o compromisso cidadão: "queremos o olhar atento da comunidade acadêmica da saúde. Todos devem ter o compromisso de atuar nos espaços que frequenta como mobilizadores e replicadores de informações para o enfrentamento do mosquito e sobre os sintomas das doenças", disse.

Segundo o Secretário Fausto Pereira dos Santos, o combate aos focos do mosquito vetor ainda é a forma mais eficaz de evitar as doenças. "Em Minas, a incidência dos focos é alta, por isso precisamos estabelecer uma conexão com toda a sociedade para que ela perceba a importância das ações no dia a dia", finalizou.

Por Juliana Gutierrez