Jequitinhonha teve dia de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti realizado pelos alunos, professores e profissionais de saúde do município. Logo pela manhã desta sexta-feira (11/03), foguetes e muita música animaram os participantes da passeata. Os alunos levavam faixas com dizeres "O mosquito é pequeno, mas a consequência é grande" e "Dengue não é brincadeira. Na praça de eventos, foram apresentadas paródias, poesias e 50 alunos participaram de um quiz com perguntas sobre a dengue. As respostas corretas garantiam aos alunos brindes que foram distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além dos folderes 10 Minutos Contra a Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a SMS de Jequitinhonha também distribuiu parte dos 2 mil folderes que foram confeccionados pelo próprio município para alertar à população sobre os riscos da Dengue, Zika e Chikungunya. O Coordenador de Vigilância em Saúde de Jequitinhonha, Luís Antônio Lima, destacou o envolvimento dos parceiros - Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Secretarias Municipais, escolas, Polícia Militar, a empresa de limpeza urbana (AMA), a rádio Santa Cruz e o Jornal Informativo – que contribuíram para o êxito do evento.

"Durante a semana estivamos trabalhando nas escolas as palestras e tivemos a preocupação de criar uma ação posterior, que no caso foi o quiz, com perguntas e respostas, para avaliar se os alunos de fato absorveram as informações que receberam sobre o Aedes Aegypti e as formas de prevenção. Ficamos satisfeitos com os resultados que obtivemos na gincana porque pudemos observar que os alunos se engajaram na causa, e muitos, de fato, aprenderam muito sobre a doença", destacou Luís Antônio.

Crédito: Allan Campos

O Coordenador de Endemias de Jequitinhonha, Josmar Barreto, lembrou que durante a semana, alunos, professores e agentes de endemias visitaram os moradores para repassar informações sobre a doença e conhecer a realidade e os riscos dos quintais que acumulam recipientes e água parada. 'Nas visitas distribuímos os panfletos e repassamos orientamos sobre a Dengue, Zika e Chikungunya. Além disso, orientamos os moradores a recolherem o lixo e colocar na porta das suas residências para que nossa equipe pudesse recolher esse lixo. Com isso, conseguimos, até o momento, retirar 12 caçambas de lixo. Os alunos foram muito parceiros, porque orientaram os moradores, e além disso, também ficaram de repassar todas as informações para os seus pais e fazer o dever de casa em suas próprias residências, ou seja, deverão ter uma casa modelo, sem focos do mosquito Aedes Aegypti", explicou.

Por Allan Campos