Nessa quarta-feira (09/03), o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), sediado em Montes Claros, recebeu 80 novos residentes aprovados para os programas de residência médica e multiprofissional. O HUCF, vinculado àUniversidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é referência em atendimentos de média e alta complexidade no Norte de Minas. O estabelecimento presta serviços apenas via Sistema Único de Saúde (SUS) e, por esse motivo, recebe repasse de recursos do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).

Crédito: Pedro Ricardo

De acordo com o coordenador do Programa de Residência do HUCF, professor Divino Urias Mendonça, atualmente a instituição possui 12 programas em funcionamento que duram, em média, de dois a três anos. Neste ano são 40 novos médicos residentes.

A Residência Médica do HUCF teve início em 1992, com as especializações em clínica médica e pediatria, sendo um projeto idealizado, elaborado e executado pelos professores Itagiba de Castro Filho e Athos Avelino Pereira. Desde a implantação dos programas afins, já passaram pelo Hospital mais de 300 profissionais.

"A residência é tida como o mais eficiente projeto de qualificação para obter habilidade de pós-graduação. É, na minha concepção, o melhor processo para adquirir a prática profissional”, ressalta o coordenador, Divino Urias. Ele explica, ainda, que numa especialização são 360 horas de estudo. Na residência, totalizam 2.880 horas anuais. “É uma carga massiva, mas supervisionada por professores com altíssima competência e conhecimento comprovado", observa o coordenador.

Nova Legislação

A partir de 2019 toda universidade terá de oferecer uma vaga de residência para cada egresso. Somente em Montes Claros devem ser abertas cerca de 300 vagas, por ano, revela Divino Urias.

Ainda conforme a Lei nº. 12.871 /2013, todos os processos das residências deverão ser atualizados para permitir a formação específica. Além disso, os Programas de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade deverão contemplar especificidades do SUS, como as atuações na área de urgência e emergência, atenção domiciliar, saúde mental, educação popular em saúde, saúde coletiva e clínica geral integral em todos os ciclos de vida.

Na opinião do diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF, professor Roberto Rodney Júnior, o objetivo com a nova legislação é desafogar os hospitais."Se a atenção básica funcionar plenamente, reduzirá o número de pacientes nos hospitais”, prevê o professor.

Residência Multiprofissional

Na Residência Multiprofissional, o Hospital Universitário possui 40 profissionais entre cirurgiões dentistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos para os Programas de Saúde da Família, Saúde da Mulher, Saúde Mental e Saúde da Família e Comunidade nos polos de Montes Claros, Taiobeiras e Salinas – estes dois últimos inéditos.

"Objetivamos renovar o grupo de profissionais, que são de várias regiões do Brasil. Eles trazem conhecimento e possibilitam a troca de informações. Em 17 anos foram mais de 200 profissionais formados", destaca o coordenador geral da Residência Multiprofissional do HUCF, professor Carlos Alberto Rodrigues Quintão.

Por Pedro Ricardo