Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias do município de Poté, localizado no Vale do Mucuri, com população estimada de 16 mil habitantes e que faz parte da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, recebem durante todo dia de hoje e amanhã (09 e 10/03) uma capacitação para o controle da dengue, que tem como objetivo a inserção dos Agentes Comunitários de Saúde nas ações de prevenção e combate à dengue. O evento está sendo realizado em parceria com a equipe do Núcleo Regional de Mobilização Social de controle da dengue da SRS/TO e reforça a interação dos profissionais para um efetivo combate à dengue. 

De acordo com o Agente Comunitário de Saúde de Poté, Reginaldo Moreira Ramos. O treinamento está sendo muito útil. “Os moradores precisam se conscientizar, estando em alerta e cuidando dos seus domicílios, estamos aprendendo bastante sobre a dengue, Zika Vírus e Chinkungunya, apesar de todo o mistério que ainda os cerca. O que temos que fazer é combater o vetor, através de conscientização e mobilização, só assim poderemos vencer esta guerra”, afirmou o Agente Comunitário de Saúde de Poté, Reginaldo Moreira Ramos. 

Crédito: Lineu Cardoso

“A capacitação é de extrema importância, pois intensificará as ações integradas entre a vigilância em saúde e a atenção básica com bases nas diretrizes para enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti no nosso município”, finalizou a Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Poté, Catilene Alves P. Prates. 

A capacitação foi ministrada pela Referência Técnica do Núcleo Regional em Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte.

 

Por Lineu Cardoso