Nessa quinta-feira (04/03), o município de Timóteo formou o Comitê de Mobilização Social de Enfrentamento ao Aedes, que reúne entidades organizadas e representantes governamentais no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chinkungunya e zika. O encontro do Comitê serviu para definir as primeiras ações para a mobilização da comunidade.

Crédito: Flávio Samuel

A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, através do Comitê Regional de Enfrentamento ao vetor Aedes aegypti, vem acompanhando e incentivando a mobilização social e a instalação de comitês de enfrentamento ao Aedes nos municípios que compõe o Vale do Aço. A Regional de Saúde espera que com a união de esforços do poder público com a sociedade civil, a eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti se dê de forma rápida e precisa, diminuindo os índices de infestações do mosquito.

Em fevereiro, o movimento recebeu apoio das instituições militares e da Prefeitura de Timóteo.  "A união e organização de esforços são de suma importância para revertemos o quadro negativo de infestações em nossa cidade. Os trabalhos gerenciados pela Prefeitura contam com o apoio de diversos segmentos da comunidade e com a presença e atuação conjunta da Polícia Militar", expôs o comandante da 85ª Cia PM, Major Luís Magalhães.

A Presidente do Lions Clube Acesita, Frinéa Dulce Ribeiro Cocco, afirmou que toda comunidade deve estar envolvida no combate ao Aedes. "A população sabe que o problema existe, mas ainda não acordou para sua gravidade e para a necessidade de se envolver. O Comitê pretende contribuir para a maior conscientização da comunidade", destacou Frinéa Cocco.

O Comitê de Mobilização é formado por representantes do CONSEP Intermunicipal (Conselho Comunitário de Segurança Pública de Jaguaraçu, Marliéria e Timóteo), Consep´s Setoriais de Timóteo, Associação de Aposentados e Pensionistas de Timóteo, ACIATI, APERAM, 85ª Cia PM, Corpo de Bombeiros Militar, Lions Clube Acesita, Maçonaria, Conselho da Mulher Empreendedora, secretarias municipais de Saúde e Educação.

Entre as ações definidas, estão o lançamento da mobilização com a realização de uma blitz educativa no dia 8 de março, às 16h, em frente ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Funcionários.

A mobilização também terá como foco a classe empresarial. No dia 09 de março, será realizada uma palestra com empresários de Timóteo com objetivo de orientar sobre os procedimentos que devem ser tomados para o controle de focos nas empresas. O encontro acontecerá na Fundação Aperam, às 18h30. De 14 a 25 de março, o Comitê fará o trabalho de mobilização junto às escolas de Timóteo.

Por Flávio Samuel