Nesta quarta-feira, 02/03, ocorreu na Universidade Federal de Alfenas, aula inaugural do Curso de Atualização em Saúde da Mulher. O evento foi realizado em parceria Universidade/ Superintendência Regional de Saúde.

O curso é promovido pelo Núcleo de Redes e Atenção à Saúde da Regional e tem como público prioritário enfermeiros da atenção primários dos 26 municípios pertencentes às Microrregiões de Saúde de Alfenas e Guaxupé. O curso terá três encontros presenciais em que os técnicos terão a oportunidade de realizar estudos de casos de cada município.

Crédito: Marivalda Tobias

Segundo as técnicas e idealizadoras deste evento, Luciana dos Santos e Thaís Araújo, muitos profissionais ainda apresentam dúvidas em relação à orientação correta da gestante e da nutrição quanto à amamentação. Diante disto, foi proposto à Universidade, por meio da Professora Patrícia Mônica, a realização de um curso de atualização com esta temática.

Luciana reforça que a amamentação exclusiva até os seis meses, para todas as crianças é meta a ser alcançada por todos os municípios. Há muitos obstáculos que impedem que a mulher amamente, e os profissionais de saúde têm papel fundamental para orientar e auxiliar a mulher à amamentar”, afirma.

“Acreditamos que, após esta atualização os enfermeiros terão maior segurança ao orientarem as mães durante os atendimentos nas unidades e visitas domiciliares, esclarecendo mitos que muitas vezes são disseminados até pelos próprios profissionais de saúde” finalizou a referência técnica Thaís Araújo.

Por Marivalda Tobias