Com o objetivo de informar, mobilizar e sensibilizar a população sobre a prevenção contra a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Malacacheta, por meio do seu Núcleo Municipal de Mobilização Social contra a dengue e em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS/TO) realizou na última sexta-feira (26/02) uma grande caminhada contra a dengue por todos os arredores do município.

Crédito: Silvio Xavier

Para a referência Técnica em Dengue da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte, “essas ações são respostas do município ao trabalho que a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni vem realizando em toda sua jurisdição. Ela reforça a parceria Município/Regional para juntos levar à população a se mobilizar junto ao poder público para tornar o ambiente doméstico cada vez mais livre de criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, afirmou.

Já a Secretária Municipal de Saúde de Malacacheta, Edinamar Moreira, acha muito importante esta mobilização juntamente com o trabalho de casa em casa em todo o município. Isso é muito importante, porque é mais atencioso, uma vez que envolve o agente de endemia, o agente de saúde junto com o morador. “Temos que fazer algo para sacudir a população, mobilizando todos para que eles sintam que não estamos acomodados com relação à Dengue, Chikungunya e Zika”, ressaltou.

"Nós realmente temos que nos preocupar, mesmo que em nossa região ainda estamos tranquilos, mas não podemos acomodar, temos que estar atentos, conscientizando e informando à população sobre o seu papel no controle da dengue, Chikungunya e Zika”, finalizou a prefeita do município, Maria Ivone Ramalho dos Santos.

Por Lineu Cardoso