Na última sexta feira (26/02), técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas e da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas, estiveram na Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira para mais uma ação conjunta com a Educação no combate ao Aedes Aegypti. Na palestra, que teve como tema: “Combater o Aedes Aegypti é de Responsabilidade de Todos”, alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o mosquito e as doenças por ele transmitidas. O educador em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas Edmauro Pereira destacou em sua apresentação que: “A prevenção deve ser coletiva, a população tem de  conscientizar-se e contribuir com ações que inibam locais que possam servir de criadouros. Um vídeo foi apresentado  com informações sobre a origem, características e  desenvolvimento do mosquito, que foi visto pelos alunos e muitos se  mostraram surpresos com os conhecimentos adquiridos.

Crédito: Marivalda Tobias

Segundo a supervisora escolar Kênnia Karine de Oliveira: “Todas as sextas feira um professor será responsável pela atividade que será realizada com os alunos. Além disso, durante o decorrer do ano, faremos concursos de paródias, redação, desenhos, teatro, etc”, completou.  O aluno Luís Felipe Brasco, ao final da apresentação, enfatizou a importância da informação sobre o Aedes Aegypti, “podemos repassar o conhecimento adquirido a outras pessoas, contribuindo desta forma como um agende de saúde também”, disse.

A alta incidência de casos de dengue no município de Alfenas, alerta para a necessidade de ações intersetoriais, com o objetivo de acabar com os criadouros, assim, a parceria com a Educação é um aliado para o combate finalizou Edmauro Pereira.

Por Marivalda Tobias