A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, promoveu um Seminário de Mobilização Social em Saúde direcionado para o enfrentamento do Aedes Aegypti. O evento ocorreu no dia 26/02 (sexta-feira), na Câmara Municipal de Ubá, e contou com a participação de gestores, agentes de endemias, Secretários de Saúde e referências em Mobilização Social dos municípios pertencentes à GRS de Ubá.

A referência estadual de Mobilização Social da SES-MG, Ana Rita Fernandes, explicou a importância das ações de mobilização social para que a sociedade, além de ser informada, seja mobilizada: “É muito importante que cada um de nós, mobilizadores sociais, saibamos reconhecer formas de repassar a informação de maneira efetiva para que cada indivíduo se mobilize de fato e mude sua rotina”, ressaltou.

Ana Rita ainda demonstrou aos presentes os tipos de parcerias que podem ser feitas, exemplificando com materiais da própria SES-MG, além de repassar conteúdos com exemplos de ações de mobilização que podem servir como base para que os gestores executem em seus municípios.

O Secretário Municipal de Saúde de Ubá, Cláudio Ponciano, destacou a importância de alinhar as estratégias de combate à dengue: “A união entre os diversos setores da sociedade em um único objetivo que é o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, é essencial para juntos reforçarmos o que já está sendo feito e assim, atingirmos a parcela da população que ainda não realiza as ações em suas próprias residências”, disse.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fátima Iasbik, e a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da GRS de Ubá, Fabiana Souza, estiveram presentes reforçando questões como o ciclo de vida do mosquito, verdades e mitos sobre as doenças e assistência ao paciente.

Por Caroline Domingos