Nesta quinta-feira (25/02), a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) participou de encontro promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o objetivo de repassar aos representantes de instituições do Norte de Minas informações atualizadas sobre o combate ao Aedes aegypti.

Crédito: Pedro Ricardo

Durante o encontro, realizado na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros, a engenheira sanitarista da Funasa, Edileusa Veloso, apresentou informações e dados atualizados sobre dengue, febre Chikungunya, Zika vírus, microcefalia e síndrome de Guillain Barré.

Também foram apresentadas ações praticadas pela Funasa visando combater focos do Aedes aegypti em suas instalações, em Belo Horizonte. A Fundação tem interesse em repassar a metodologia de trabalho para outros órgãos públicos e empresas privadas.

Ainda durante o encontro,  o coordenador de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos, destacou a necessidade de união de esforços do poder público com a sociedade civil visando a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

O evento reuniu, ainda, representantes de órgãos governamentais, como a Advocacia Geral da União, Ibama, Emater, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Copasa, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal, Santa Casa e a Arquidiocese de Montes Claros.

Por Pedro Ricardo