Nesta quinta-feira (25/02), ocorreu no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) o Fórum Perinatal da Região Ampliada de Saúde Centro. O evento tem como finalidade a construção de um espaço includente, democrático e participativo, aberto a todos os cidadãos, para o planejamento, avaliação e coordenação da Política de Atenção Perinatal na Região.

Crédito: Alessandra Maximiano

Todos os profissionais envolvidos na atenção à saúde da mulher e da criança na Região Ampliada Centro-MG, como profissionais de saúde, representantes das secretarias municipais de saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde, hospitais, maternidades, associações profissionais, movimentos sociais e sociedade civil, representantes das escolas, faculdades e universidades estiveram presentes, totalizando 106 participantes.

Os casos de Zika vírus entre as gestantes foi um dos assuntos discutidos no encontro. Para Deonara de Almeida Silveira, integrante da Coordenação da Saúde da mulher da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e da Marcha Mundial das mulheres, o momento foi importante para debater sobre os serviços de saúde da mulher nos municípios. “A situação da mulher na sociedade hoje tem que ser muito discutida. No atual momento as mães de bebês que possuem microcefalia merecem toda atenção e apoio do Estado”, afirmou.

Para a profissional de saúde da maternidade do município de Contagem, Dulcinéia Cordeiro Carvalho, o fórum também foi um momento para troca de informações. “Além de esclarecermos algumas dúvidas sobre a definição de protocolos também recebemos algumas informações sobre os casos de Zika e como lidar com este assunto”, disse.

De acordo com Letícia Alves Rodrigues, Referência Técnica em Saúde da Mulher e da Criança da regional de saúde de BH, o fórum também foi um espaço formativo, de troca de saberes e experiências, capaz de contribuir para a construção, organização e fortalecimento da rede perinatal, com o estabelecimento claro de uma linha de cuidado integral materno-infantil.

Por Alessandra Maximiano