A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, promoveram na tarde de quarta-feira (24/2), o lançamento da Força Tarefa Regional envolvendo autoridades e entidades organizadas para reforçar o combate ao vetor Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Crédito: Flávio Samuel

A reunião de instalação da Força Tarefa Regional ocorreu no Clube dos Pioneiros, no bairro Bom Retiro. Participaram da mobilização representantes de órgãos e entidades ligadas à segurança e saúde pública, agentes políticos e prefeituras, empresas privadas e grupos da sociedade civil. No encontro, os participantes alinharam ações de mobilização para conscientizar a comunidade e combater os focos do mosquito, como blitzen e abordagens em escolas e nos bairros.

O Superintendente Regional de Saúde (SRS) em Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, informou que o número de notificações de dengue na região é de cerca de oito mil casos somente em 2016. Ele lembrou que, na quarta semana, houve um pico no número de casos da doença e que, nas últimas semanas, ações como o carro fumacê e a força-tarefa auxiliada por militares do Exército reduziram o número de notificações. “Esta mobilização junto ao poder público e sociedade civil organizada é a forma correta, uma grande estratégia para que possamos controlar o vetor aedes aegypti no Vale do Aço. A Associação do Aposentados nos surpreendeu, um poder mobilizador fantástico. Estamos lançando uma Força Tarefa Regional com aproximadamente 1000 voluntários”, finalizou Wagner.

O presidente da AAPI, Edízio Simplício, informou que população idosa tem um risco maior com a dengue em comparação com pessoas de outras idades. Em atenção a essa realidade, a associação, citou o dirigente, encampou a mobilização e já tem visitado municípios do Colar Metropolitano, a fim de reforçar o alerta à proliferação do mosquito. “Nós queremos conscientizar nossa população para que cuide de seu quintal, de seu imóvel. Para enfrentar esse cenário, temos que reunir toda a comunidade”, ressaltou.

Por Flávio Samuel