A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Cruzeiro, promoveu nesta quarta-feira (24/02) e quinta-feira (25/02), uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE). Esta capacitação teve como objetivo inserir os Agentes Comunitários de Saúde nas ações de prevenção e combate da dengue e padronizar as atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Os participantes estão sendo orientados sobre as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Controle de Endemias. Ministrou a capacitação a Referência Técnica do Núcleo Regional em Mobilização Social da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte.

“Foi de grande valia a capacitação dos agentes de endemias (ACE) e dos agentes comunitários de saúde (ACS), porque eles viram agora a importância da participação deles nas ações de intensificação ao combate ao vetor, da importância da orientação nos domicílios que eles visitam, e também  será de grande valia em relação à mobilização da população, de estarem orientando todos sobre a importância do combate ao vetor em casa”, ressaltou a Coordenadora de Endemias de Novo Cruzeiro, Lucyhelen Rocha.

Para a Referência Técnica em Dengue da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte, “é de grande importância esta capacitação para os agentes de endemias (ACE) e os agentes comunitários de saúde (ACS), pois visa à integração desses profissionais e facilita a mobilização da população para o combate ao mosquito Aedes Aegypti”, finalizou.

Por Lineu Cardoso