Embora o diagnóstico de Zika Vírus não determine a ocorrência de microcefalia em bebês, as duas gestantes do município de Montes Claros que estão entre os primeiros casos de infecção confirmados por exame no Estado de Minas Gerais, serão acompanhadas pela atenção primária e, também, pelo pré-natal de alto risco do município. Essa decisão foi tomada nesta terça-feira, 23, durante reunião envolvendo técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Crédito: Pedro Ricardo

Mais detalhes sobre os casos e informações sobre dengue, Chikungunya e Zica Vírus estão disponíveis em: Boletim imprensa.

Por parte da SRS a reunião contou com a participação do coordenador de vigilância em saúde, Valdemar Rodrigues dos Anjos; da coordenadora de atenção primária à saúde, Renata Fiúza; da referência técnica em saúde da mulher, Ludmila Barbosa e da referência técnica em epidemiologia, Josianne Dias Gusmão.

Durante o encontro foi decidido que ainda nesta semana, seguindo recomendação da SES-MG, as famílias das duas gestantes receberão a visita de equipe da Secretaria Municipal de Saúde para comunicação oficial do diagnóstico e início do acompanhamento especial de pré-natal. A equipe deverá ser composta por um representante da Secretaria Municipal de Saúde, por um psicólogo e um membro de equipe de saúde da família.

O acompanhamento das duas gestantes em regime de alto risco segue recomendação da SES-MG, tendo como objetivo garantir atendimento prioritário na realização de exames e acompanhamento do pré-natal. O acompanhamento das gestantes ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, cabendo ao Estado viabilizar apoio e orientações ao município.

Entre outras providências comuns de pré-natal serão assegurados às duas gestantes diagnosticadas com Zika Vírus a realização de exames de ultrassom na 24ª e 32ª semana de gestação. Por meio destes exames será possível avaliar o desenvolvimento dos bebês.

PRIORIDADES

Outra decisão tomada durante o encontro de técnicos da SRS com representantes das equipes de atenção primária à saúde e vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde foi que terão prioridade na coleta e realização de exames para detecção do Zika Vírus, as gestantes com suspeita de infecção e recém-nascidos diagnosticados com microcefalia. Esses dois grupos são considerados prioritários, pois a Fundação Ezequiel Dias tem capacidade para analisar 90 exames por semana, oriundos de todas as regiões do Estado.

Antes os exames estavam sendo realizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, cabendo a Minas Gerais o encaminhamento de apenas 40 amostras mensais. Pelo fato da Funed ter assumido a realização dos exames, espera-se que ocorra redução do tempo de emissão de resultados pois a instituição tem capacidade para avaliar 90 amostras por semana.

Além do acompanhamento integral das gestantes foi acordado entre a Superintendência Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde a definição de um fluxo de acompanhamento dos recém-nascidos que forem diagnósticos com microcefalia. Para complementar as ações a serem implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a Superintendência Regional de Montes Claros vai definir junto com a direção de hospitais qual das instituições disponibilizará serviços para atendimentos especializados de recém-nascidos, entre eles nas áreas de neuropediatria e oftalmologia.

Com a definição dos fluxos de atendimento, os coordenadores de vigilância em saúde e de atenção primária em saúde da SRS de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos e Renata Fiúza, respectivamente, entendem que haverá condições de se garantir um atendimento mais ágil e constante às gestantes que vierem a ser diagnosticas com Zika Vírus, bem como a recém-nascidos com microcefalia.

A secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Ana Paula de Oliveira Nascimento também destacou a importância do alinhamento de ações entre o Estado e o município lembrando que as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus tem sido intensificadas, embora a conscientização e a mobilização da população precisam ser constantes.

Por Pedro Ricardo