Na última sexta feira (19/02), a Escola Municipal Dr. João Januário de Magalhães, em Alfenas, recebeu diversas ações para marcar o Dia Nacional de Mobilização contra o Zika Vírus. Durante todo o dia, foram realizadas atividades como palestras, teatro, distribuição de panfletos, confecção de cartazes pelos alunos e caminhadas para identificar possíveis criadouros. A mobilização foi promovida pelo Ministério da Educação e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas.

Crédito: Marivalda Cezário

Técnicos da Superintendência Regional de Alfenas e da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes, esclarecendo dúvidas e convidando todos os alunos a fazerem parte do movimento contra o mosquito Aedes Aegypti na comunidade em que moram. A diretora da escola, Renata Almeida, reforçou que o movimento é muito positivo, uma vez que as crianças levam informações para suas famílias e vizinhos, sendo assim agentes multiplicadores. “O trabalho a ser desenvolvido com a rede escolar será intensificado até o dia quatro de março. Esperamos, com isso, contribuir com o trabalho preventivo na cidade”, finalizou.

O educador em saúde, Edmauro Pereira, enfatizou em sua apresentação que o conhecimento é fundamental para evitar o Aedes e que a prevenção deve ser diária, “O mosquito é muito esperto. Assim, temos de estar vigilantes, mantendo os quintais limpos e livres de locais que possam acumular água”, disse. O educador esclareceu ainda que o número de casos em Alfenas alerta sobre a necessidade de uma mobilização social, em que cada munícipe deverá ser um agente contra o Aedes aegypti.

Finalizando as atividades do dia, foi realizada uma caminhada, com a participação dos alunos, professores e técnicos da Regional. O evento manifestou a necessidade da mobilização da sociedade alfenense para eliminar os focos do mosquito transmissor da denguechikungunya zika.

Por Marivalda Cezário