A Escola Municipal Otávio Cupertino dos Reis participou de uma das ações de mobilização, com caminhada pelo bairro Jardim Primavera, distribuição de panfletos e conversa com os moradores sobre os ricos da doença. 

A referência técnica do núcleo da atenção primária à saúde, Eduardo Moraes, da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, acompanhou a ação de mobilização, com Secretaria Municipal de Educação, Glória Giudice e o Secretario Municipal de Saúde, Rubens Castro. “Esta mobilização é uma promoção do Ministério da Educação (MEC) e é dirigida principalmente para as cidades que foram consideradas prioritárias em um levantamento do Ministério da Saúde. O MEC espera atingir um grande número de escolas de educação básica, universidades e institutos federais e federais, além de Centros Federais de Educação Tecnológica”, disse Eduardo. 

Crédito: Flávio Samuel

O Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika vírus, em Coronel Fabriciano, foi coordenado por Maria Cleonice, Coordenadora de Política da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Coronel Fabriciano. De acordo com Maria, a ação também faz parte do Pacto Nacional da Educação Brasileira contra o Zika Vírus, do Governo Federal. “Neste dia, unimos forças com os pais, alunos, comunidade, profissionais das Secretarias de Educação e Saúde, além de escolas públicas de todo país para declarar guerra ao Aedes aegypti e ampliar as ações de mobilização. Juntos, somos mais fortes que o mosquito”, finalizou. 

Programação 

Cada escola da rede municipal de ensino preparou uma atividade especial que foi elaborada pelos alunos e professores. A proposta é sair às ruas e sensibilizar a população sobre a importância da colaboração de cada cidadão no combate ao mosquito. “Vamos distribuir materiais, conversar e orientar as pessoas, solicitando que cada um reforce a vistoria de sua casa e quintal, tampando as caixas d'água e eliminando os recipientes que possam acumular água", adianta Maria Cleonice.

 

Por Flávio Samuel