Nesta terça-feira (16), a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano recebeu 40 militares do Exército Brasileiro (10º Bil Juiz de Fora/MG), para a realização de treinamento para o combate ao vetor Aedes Aegypti, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano. Os militares do Exército Brasileiro participaram da capacitação com a equipe técnica da SRS de Coronel Fabriciano.

Crédito: Flavio Samuel

Segundo a referência técnica em Dengue da superintendência, Joel Caldas, responsável pela coordenação da capacitação, o objetivo do treinamento é apresentar a realidade local, bem como alinhar estratégias de enfrentamento ao vetor. “Nosso intuito é também informar como a tropa vai atuar junto aos agentes de endemias do município de Coronel Fabriciano no trabalho de campo”, explica Joel Caldas.

Para o superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, a chegada dos militares reforça ainda mais a estratégia de mobilização contra a dengue no Vale do Aço. “A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano se aliou às entidades de classe e não governamentais para ampliar a mobilização na luta contra o vetor Aedes Aegypti. A participação do Exército no enfrentamento ao vetor é uma das grandes ações de mobilização do Governo Federal”, afirma. Outra ação, destacada pelo superintendente, é o contato direto com a sociedade civil para uma união de forças. “Criamos, em um primeiro momento, o Comitê Regional de Enfrentamento, alinhando com todas as 35 prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Aço as estratégias de combate a Dengue. Nesta semana, na segunda-feira (15/02), criamos a Força Tarefa Regional em parceria com a AAPI - Associação de Aposentados de Ipatinga, e com colaboração da Superintendência Regional de Ensino. Esperamos com essa ação unir todas as entidades de classe e sociedade civil, para uma ampla mobilização de combate à Dengue em nossa Região Metropolitana do Vale do Aço”, ressalta Wagner.

Palestras, visitas domiciliares e blitz

Até a próxima sexta-feira (19), os militares darão continuidade às abordagens nas escolas municipais, que serão feitas por equipes compostas por um agente de endemias e dois militares. A atividade contemplará 11 escolas municipais, atingindo cerca de cinco mil alunos.

No mesmo período, também serão realizadas as visitas domiciliares. Além do Exército, o trabalho terá também o reforço do Batalhão da Polícia Militar de Coronel Fabriciano, que auxiliará nas vistorias dos imóveis fechados ou em que a visita do agente seja recusada. A abordagem será feita de casa em casa por um agente de endemias e dois militares. Estão previstas ainda blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade. Durante a ação, os militares distribuirão materiais informativos e vão orientar a população sobre a importância de cada cidadão reforçar o combate a dengue em sua residência.

Por Flávio Samuel