A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, em parceria com a diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) realizaram na segunda-feira (15/02) uma reunião com representantes de órgãos governamentais e não governamentais para organizarem uma ampla ação de mobilização regional contra o vetor Aedes Aegypti.

Segundo o Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, a parceria com a Associação dos Aposentados visa ampliar as ações do governo na saúde pública regional, especificamente no enfrentamento ao Aedes Aegypti. “Hoje o Estado sozinho não mobiliza, temos que unir forças, aproximar mais das entidades. Apenas a AAPI atende cerca de 60 mil sócios diretos e indiretos e tem compromisso e boa vontade em desenvolver campanhas e eventos relacionados à saúde pública”, ressalta Wagner.

Crédito: Flávio Samuel

A primeira reunião foi realizada no intuito de organizar a criação da “Força Tarefa Regional de Enfrentamento ao Aedes Aegypti”. O Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho sugeriu que todas as ações sejam coordenadas por uma comissão que será composta por assessores e técnicos de todos os setores envolvidos. E ressaltou que a “força tarefa regional” terá um caráter não-governamental, com ampla participação da sociedade civil, e que os órgão do governo estadual e federal irão dar todo o suporte técnico, para o sucesso da ação.

Também participaram da reunião de criação da Força Tarefa Regional, Edízio Simplício Netto (Presidente da AAPI), Elias Caetano (vice-presidente da AAPI), Wanderley Mendes (Diretor de Comunicação da AAPI), Major Fábio Barcelos e Tenente Maressa Martins (14º BPM - Ipatinga), Major Luciano Correia (Comandante 58º Batalhão PM – Coronel Fabriciano), Edna Imaculada Oliveira (Superintendência Regional de Ensino), Gilberto Pascoaline e Jeanny Keller Bragança (COPASA), Cleniston Ribeiro (JC Projeções), Mônica Teodoro Cruz, Núcleo de Atenção à Saúde Primária (SRS/Cel. Fabriciano), Ana Maria de Oliveira, Vigilância em Saúde (SRS/Cel. Fabriciano) e Fabiano Martins, Vigilância Epidemiológica (SRS/Cel. Fabriciano).

Mobilização

O presidente da AAPI, Simplício Netto e o Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, convidaram todos os participantes para a segunda reunião de instalação da Força Tarefa Regional contra o Aedes, dia 24, às 15h, no Clube dos Pioneiros no bairro Bom Retiro. Nessa data também deverão participar representantes da Agência Metropolitana, SEDESE – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Fórum Regional, Usiminas, Cenibra, Arcelor Mittal, Fundação São Francisco Xavier, Consul, Sicoob, Secretarias municipais de saúde, Movimento da Terceira Idade e outras entidades de classe que lidam com grande número de famílias, além de representantes de outras empresas que prestam serviços à Associação dos Aposentados de Ipatinga e região.

Combate

Elias Caetano, coordenador do movimento, entende que mesmo diante desse cenário assustador com a proliferação do mosquito Aedes, é possível tirar boas lições, dar a volta por cima e não esperar mais. “Vamos contra atacar e colocar um batalhão de voluntários nas ruas e casas do Vale do Aço, como nunca vimos antes”, anunciou.

O Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, confirmou o emprego de toda a estrutura administrativa da Regional de Saúde e a busca por uma contrapartida maior da Secretaria de Estado da Saúde e até do Ministério da Defesa em favor da Força Tarefa. Para ele, trabalhar cotidianamente ao lado da iniciativa privada é algo que dá maior motivação, e destacou: “Que bom que a Associação dos Aposentados nos procurou e entrou nessa guerra. Vamos dar exemplo para o Brasil com esta parceria”.

Por Flávio Samuel