Nesse sábado (13/02), aconteceu em Barbacena uma ação conjunta do governo federal, estadual e municipal de combate à Dengue, Zika e Chikungunya, em parceria com as forças armadas.

Crédito: Priscila Resende

A ocasião contou com representantes da Sala Nacional de Coordenação e Controle do Plano de Enfrentamento à Microcefalia, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, da Secretaria Municipal de Saúde e do efetivo militar da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

No período da manhã foi realizada uma abordagem à população para distribuição de panfletos e descarte de possíveis focos do Aedes aegypti. A população pode contribuir, ainda, com denúncias de locais que possuem focos dos mosquitos.

“A ação que estamos realizando hoje é de suma importância. É uma oportunidade que temos de transmitir para a população a força da mobilização e a importância que ela tem para o combate ao vetor da Dengue, Zika e Chikungunya”, afirmou o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal.

Crédito: Priscila Resende

Ainda sobre a relevância dessa ação de mobilização envolvendo saúde e forças armadas, a representante da Sala Nacional de Coordenação e Controle do Plano de Enfrentamento à Microcefalia, Joziana Muniz, afirmou: “Estamos aqui hoje para conscientizar a população da importância que cada um tem nesse processo. Nós estamos com as forças armadas, Ministério da Educação, Ministério da Saúde e esfera municipal, todos nesse trabalho de conscientização para que cada um monitore seu ambiente”.

Na parte da tarde, a segunda etapa da ação consistiu em visitas a residências da região central por agentes de saúde e soldados para eliminação de focos e orientação aos moradores e toda população.

Por Priscila Rezende