Em temporada de férias escolares, a Rede Estadual de Mobilização Social se manteve ativa, promovendo ações contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. É o caso do Núcleo Municipal de Mobilização Social de Felisburgo, pertencente à Regional de Saúde de Pedra Azul, que promoveu uma ação reunindo estudantes, equipe de escoteiros, agentes de endemias, grupos jovens de igrejas, entre outros, e realizou um mutirão de limpeza pelo bairro Alto Capelinha, durante toda a manhã do dia 07 de janeiro deste ano.

Nessa ação, a equipe do Núcleo compartilhou com a população o conceito da campanha da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de 2016, "10 minutos contra a Dengue", orientando as pessoas sobre o destino correto do lixo e os cuidados para evitar a proliferação de focos do mosquito, com distribuição de folders explicativos, além de advertir os moradores sobre os recipientes jogados a céu aberto, em lotes e residências, o que pode acumular água e formar criadouros do vetor dos vírus.

Crédito: Secretaria Municipal de Saúde de Felisburgo

Balanço

Em janeiro de 2016, foram contabilizadas 140 ações de mobilização social realizadas pelos Núcleos Municipais de Mobilização Social, sendo 133 referentes ao Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue e sete ações referentes ao Programa Rede Cegonha.

Também em janeiro, foram identificados mais três Núcleos Municipais de Mobilização. Os municípios de Crucilândia, da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro da Regional de Saúde de Itabira e São Geraldo, da Regional de Saúde de Ubá, passaram a relatar ações específicas para sensibilizar a sociedade em questões relativas ao combate à dengue e para a redução da mortalidade materna e infantil.

Atualmente, a Rede Estadual de Mobilização Social conta com 640 Núcleos Municipais de Mobilização Social identificados e ativos.

Por Ana Rita Fernandes