Como parte das ações de conscientização da Campanha de prevenção de Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS do Carnaval 2016, que neste ano tem o tema "Aids – Não dá prá adivinhar quem tem. Neste Carnaval, a melhor atitude é usar camisinha sempre", a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) está participando hoje (05/02), em parceria com o Centro Municipal de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/23ª CGR), de uma blitz educativa na BR 259, saída para o município de Mantena.

Na mobilização, que tem o apoio da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, estão sendo distribuídos preservativos masculinos e folhetos sobre prevenção, principalmente para aquelas pessoas que nesta época se dirigem para as cidades praieiras do Espírito Santo. O objetivo é sensibilizar o folião para que ele possa se divertir sem esquecer da saúde. Além dessa ação, a SRS-GV disponibilizou anteriormente para os 51 municípios de sua abrangência, cerca de 288 mil preservativos.

Crédito: Frederico Bussinger

“Iniciativas como esta, reafirmam a missão do Governo do Estado na prevenção e assistência, visando, além da distribuição de insumos, promover e acompanhar as ações dos municípios não só no carnaval, mas durante todo o ano”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiologica da SRS-GV, Ednei Soares.

A coordenadora do CRASE de Valadares, Ana Carolina Moura, faz um alerta a população para que todos fiquem atentos, pois, não há como distinguir quem faz ou não parte do grupo de risco de contaminação pelo HIV e outras DST’s . “TNão compartilhem seringas e agulhas, ou reutilizem objetos perfurantes ou cortantes com a presença de sangue ou fluídos. E não esqueçam, usem sempre camisinha”, frisou.

O motorista José Roberto Coelho, 39 anos, morador de Valadares, que estava indo para Mantena à serviço, destacou a importância da prevenção . “ Nessa época o pessoal extrapola e passa dos limites, por isso é preciso estar sempre atento e consciente sobre o perigo da doença, sem relaxar na prevenção e nos cuidados com a saúde”, enfatizou.

Aids em Minas e Governador Valadares

Em 2015, 3.055 pessoas foram diagnosticadas com HIV e/ou Aids em Minas Gerais. Já em 2014, foram diagnosticados 3.415 novos casos. A faixa etária com maior número de diagnósticos é a de 20 a 34 anos de idade, com 1.481 novos casos em 2015 e 1.542 novos casos em 2014. Mesmo que a doença tenha tratamento, ainda não existe cura para a Aids. Para a prevenção, a camisinha é o método mais eficaz, protegendo também contra outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O diagnóstico de infecção por HIV pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde do SUS, por meio de um exame de sangue convencional. Também é possível detectar o vírus através dos testes rápidos disponíveis nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), presentes em 62 municípios de Minas Gerais. Os testes são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser feitos de forma anônima.

Já em Valadares foram registrados em 2015, 104 novos casos, sendo 29 em mulheres e 75 em homens; além disso, foram registrados 29 óbitos. Onze casos ainda aguardam confirmação. Em 2014 foram 100 novos casos, com 35 mulheres infectadas e 65 homens; foram registrados ainda, 26 óbitos.

Este ano, até 25 de janeiro, foram contabilizados no município, 5 novos casos de HIV/Aids, destes, 2 foram em mulheres e os demais, em homens; e, ainda, dois óbitos. Um caso ainda aguarda confirmação.

Por Frederico Bussinger