O superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, participou nesta quinta-feira (4/2) da abertura da Unidade de Hidratação Municipal de Coronel Fabriciano para assistência aos pacientes com dengue. A abertura da unidade se deu por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Superintendência Regional de Saúde. O prédio é anexo ao Hospital São Camilo e vai funcionar das 7h às 19h, inclusive durante todo o feriado de Carnaval.

Crédito: Flávio Samuel

Durante a entrevista coletiva, a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, e o Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, detalharam a situação de emergência que o município e outras cidades do Vale do Aço enfrentam por causa da dengue. Ambos declararam que a integração dos municípios do Vale do Aço com o governo do Estado irá fortalecer ainda mais o enfrentamento ao vetor Aedes Aegypti.

A prefeita informou que, segundo dados da vigilância epidemiológica do município, cerca de 700 casos da doença são registrados semanalmente, apenas em Coronel Fabriciano. “Trata-se de uma epidemia que nós estamos vivendo e estamos encarando com responsabilidade e compromisso. Sabemos da seriedade das doenças e do vírus em circulação e estamos tomando todas as medidas cabíveis”, ponderou. Ainda de acordo com a prefeita, a Unidade só pôde ser aberta com o apoio da Superintendência Regional de Saúde e também da Câmara Municipal, que aprovou a lei após oito dias do envio.

Unidade Municipal

A Unidade atenderá aos moradores de Coronel Fabriciano. O local conta com uma equipe médica plantonista constituída de um médico, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um agente administrativo e um auxiliar de serviços gerais. O local está equipado com dez cadeiras reclináveis com suporte de soro, aparelhos de pressão, medicamentos e insumos para soroterapia. De acordo com o superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, os municípios de Ipatinga e Timóteo poderão ter em breve suas Unidades de Hidratação, reforçando ainda mais o atendimento, visto que ambas têm alta incidência de casos suspeitos de dengue.

Wagner Barbalho pontuou ainda que a Superintendência Regional de Saúde (SRS) já propôs a montagem de unidades de hidratação nos dois municípios. Conforme informou, cabe às administrações dos municípios solicitarem o serviço e viabilizar os recursos junto ao governo do Estado. “Nestas unidades de hidratação, o Estado fornece infraestrutura adequada, medicamentos e insumos (incluindo teste rápido). Estamos atentos junto aos municípios e nossa vigilância epidemiológica está trabalhando para minimizar as consequências das doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti. Faço lembrar, no entanto, que essa guerra não é de um homem só. Precisamos da união de todos: governo federal, estadual, municipal e da comunidade”, reforçou.

Procedimento

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, o secretário Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, Rubens Castro, explicou que, se uma pessoa sente febre alta, dor muscular e/ou nos olhos, dor abdominal, manchas ou pontos vermelhos na pele, náusea, vômito, tontura, sangramento pelo nariz ou boca, pode procurar primeiramente uma Unidade Básica de Saúde. De lá, ele será encaminhado para a Unidade de Hidratação.

Por Flávio Samuel