Nesta terça-feira (02/02) a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, promoveu uma capacitação para representantes das secretarias municipais de saúde e prefeituras dos municípios das microrregiões de Barbacena e Congonhas/Conselheiro Lafaiete para tratar sobre reforço das ações de Mobilização Social de combate à Dengue, Zika e Chikungunya.

Na ocasião, o representante da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da GRS de São João Del Rei, José Vilela, expôs aos representantes dos municípios sobre conceitos, reflexões e ações de mobilização social que devem ser trabalhadas e reforçadas pelos municípios para o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, envolvendo desde as ações de campo até as ações que incluam a participação social.

Crédito: Priscila Rezende

Essa capacitação teve o objetivo de fortalecer as ações de mobilização e controle social, um dos pilares do combate a essas doenças que estão alarmando a saúde pública, em acordo às ações que estão sendo reforçadas pelo estado e pela união desde de 2015. "O nosso grande desafio aqui hoje é aglutinar o pessoal das diferentes repartições do poder público, da prefeitura, para trabalhar a questão da mobilização social", ressaltou José Vilela. Ele alertou ainda que o controle social, que é exercido pelos conselhos municipais de saúde, deve ser inserido como uma ação de rotina no controle de vetores ou a guerra continuará sendo perdida para o mosquito. Vilela também conversou com os participantes que, entre os quais, encontravam-se profissionais diversos de prefeituras e das secretarias de saúde, sobre a necessidade de que cada profissional repense seu papel na mobilização e como cada um pode contribuir nessa rede de parceria que deve ser firmada nos municípios, envolvendo os setores diversos do poder público, bem como outros atores sociais.

Presente no encontro, o Superintendente Regional de Barbacena, Robson Vidigal destacou o papel das ações de mobilização social. "Sabemos que precisamos contar com o máximo possível de pessoas e precisamos dos municípios envolvidos nesse processo. É através da mobilização e com o convencimento da população que podemos reduzir bastante a situação dessas doenças. Então, nosso papel fundamental é incentivar as pessoas. Nós somos capaz e temos condição de combater o mosquito, desde que cada um faça a sua parte", reforçou Robson.

Comitês Municipais de enfrentamento ao Aedes aegypti

Em janeiro de 2016 a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena promoveu reuniões com prefeitos e gestores para expor a situação dessas doenças aos municípios e orientar aos mesmos que criassem e oficializassem seus comitês para enfrentamento à microcefalia e aos mosquitos transmissores. A intenção era de que se envolvesse as diversas pastas do poder público municipal e se fortalecessem as parcerias dentro do município, além de promover um trabalho integrado com estado e governo federal.

A esse respeito, o Superintendente Regional de Barbacena, Robson Vidigal, afirmou: "quero hoje reforçar com vocês que tive a oportunidade de conversar em reuniões com os prefeitos e secretários em que colocamos a importância da criação do comitê municipal de combate ao vetor, o papel e a importância desse comitê. E reforçamos também que nas localidades que tiverem um problema maior, que precisarem de uma ajuda maior, precisa ser feita a solicitação de apoio do Estado e da União através do comitê local. É através do mesmo que deve ser requerido reforço de pessoal com apoio da Polícia Militar, do Exército, e de solicitação de recurso adicional do estado e federal para as ações de combate", ressaltou Robson.

Por Priscila Rezende