A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) firmou mais uma importante parceria com o intuito de potencializar a campanha 10 Minutos Contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) irá inserir em suas contas de luz mensagens sobre a importância do controle do mosquito vetor, a partir do mês de março. A ação é uma das estratégias para potencializar a abrangência da campanha e as ações de mobilização social, com a expectativa de atingir cerca de 8 milhões de pessoas.

Segundo o coordenador de Mobilização Social e Publicidade da SES-MG, Joney Fonseca Vieira, o Estado conta hoje com 24 parceiros ativos, entre eles órgãos governamentais, empresas privadas e entidades de classe. “Por meio dessas parcerias, buscamos sensibilizar o cidadão e mostrar que, além do esforço do governo, ele também é responsável pela sua própria saúde e pela saúde coletiva. É uma forma de levarmos a mensagem da campanha publicitária no sentido de mobilizar as pessoas e fazer com que elas reflitam sobre o que é possível fazer para controlar a proliferação do vetor”, afirma.

Além da Cemig, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) é também parceira da SES-MG. Panfletos com mensagens sobre a importância das pessoas separarem 10 minutos de sua semana para limpar os locais onde o mosquito Aedes aegypti se reproduz serão anexados às contas de água em diversos municípios de Minas. Além disso, a Drogaria Araújo irá entregar, somente neste primeiro momento, cerca de 90 mil panfletos da campanha junto aos pedidos de entrega realizados pela Drogatel (televendas).

Parcerias com escolas

Na última semana, a SES-MG participou do Encontro de Diretoras (es) das escolas estaduais de Minas Gerais, organizado pela Secretaria Estadual de Educação, no Expominas, em Belo Horizonte. Na ocasião, cerca de 3.600 novas diretoras e novos diretores, recém empossados, puderam conhecer mais sobre o papel das escolas mineiras na Campanha 10 minutos Contra a Dengue. Na ocasião, os gestores educacionais receberam kits com material da campanha publicitária, que serão utilizados pelas escolas para mobilizar os alunos no controle e enfrentamento à dengue, Chikungunya e zika vírus.

 

Por Ana Paula Brum