A Prefeitura de Ipatinga iniciou na manhã de  terça-feira (26/01), o mutirão de combate ao mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika, doenças que ameaçam moradores em todo Vale do Aço. Durante o mutirão, os agentes de saúde e de controles de endemias da Prefeitura passaram de casa em casa para conversar com os moradores, dar orientações e verificar focos do mosquito. Do lado de fora, tratores e caminhões caçambas auxiliam na limpeza de ruas, avenidas, lotes vagos e até áreas verdes usadas irregularmente por moradores para descartes de lixos e entulhos.

Crédito: Ascom/PMT/PMI

A operação é coordenada, em conjunto, pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Carros de som são usados para alertar e convocar a população a participar das ações, cujo objetivo é recolher quaisquer objetos e materiais inservíveis que possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito.

Ações no Vale do Aço

Timóteo - A Secretaria de Saúde de Timóteo, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, deu início às ações ampliadas na semana passada (16/01), visando combater os focos do mosquito Aedes aegypti no bairro Ana Rita. "É o primeiro bairro a receber o Mutirão devido ao maior número de notificações de casos suspeitos de Dengue", segundo explica Luana Almeida Silva, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde. A ação tem o objetivo de reduzir o índice de infestação do bairro e chamar atenção dos moradores para a eliminação dos recipientes que podem acumular água das chuvas.

Crédito: Ascom/PMT/PMI

Coronel Fabriciano - A Secretaria de Saúde de Coronel Fabriciano anunciou no final da quinzena da janeiro (12/01) um Decreto expedito pela Executivo Municipal, de declaração de situação de emergência em virtude da infestação do Aedes aegypti em Coronel Fabriciano. O decreto visa facilitar a contratação de serviços emergenciais de prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti.

Segundo o Secretário de Saúde, Rubens Castro, a expectativa é que, em um período de pouco mais de 70 dias, aproximadamente 43.200 residências sejam visitadas duas vezes em todo município. Além dos agentes de endemias, o município conta com a ajuda de mais de 120 agentes comunitários de saúde no combate ao Aedes aegypti.

Regional de Saúde

Para o Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, as ações promovidas pelos municípios maiores, de forma organizada e coordenada, é um fator determinante para vencer o Aedes Aegypti no Vale do Aço, além de colaborar para que a campanha avance para outros municípios, visto que se trata de uma região metropolitana. “Uma campanha realizada por diversos municípios ganha uma força ainda maior. Isso foi que pensamos quando definimos o Plano de Contingência Regional, quanto informamos aos municípios que ações isoladas não gerariam os resultados que queríamos o de vencer o Vetor, o Aedes,” ressalta Wagner.

Segundo o Comitê Regional de Enfrentamento ao vetor Aedes Aegypti, que é comandado pela Superintendência Regional de Saúde, outros municípios que estavam em situação de risco e com um nível de notificação elevado estão reforçando o enfrentamento contra o Aedes Aegypti, entres eles: Caratinga, Santana do Paraíso, Inhapim e Ipaba.

O Comitê Regional informou que apenas dois municípios receberam o carro Ultra Baixo Volume (UBV) que pulveriza inseticida (carro-fumacê), os municípios de Coronel Fabriciano e Inhapim.

Por Flávio Samuel