Por solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, os supervisores de campo da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora realizaram durante toda semana treinamento com os 70 militares do exército. O objetivo foi capacitar os militares e unir forças no enfrentamento à Dengue, Zika vírus e Chikungunya em Juiz de Fora. 

A programação teve início na segunda-feira dia (11.01) no auditório da sede da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, com distribuição de materiais e informações sobre a situação epidemiológica na cidade. Houve também a exibição de filme sobre os mosquitos vetores e instrução sobre as operações de campo. 

Coleta de focos em túmulo

Na terça-feira (12.01) os militares foram capacitados da mesma maneira que os agentes de endemias para que possam atuar juntos no combate aos focos do mosquito. Eles receberam instruções sobre educação em saúde e mobilização social para conscientizar e orientar à população para evitar a proliferação do mosquito. Também nesta data receberam orientação no preenchimento de boletins diários de tratamento. 

Quarta-feira (13.01) os militares foram a campo rumo ao Cemitério Municipal, onde realizaram coleta de lavras, tratamento seletivo de depósitos preferenciais para Aedes Aegypti, remoção e eliminação de focos potenciais e focos geradores e lançamento correto destas ações no modelo próprio. 

Crédito: Adriana Mendes

Para encerrar a semana de treinamento, na quinta e sexta-feira (14 e 15.01) em horário integral os militares visitaram todos os quartéis e vilas militares da cidade para fazer o tratamento focal. 

Na próxima segunda-feira (18.01), se dará início os trabalhos dos militares com parceria prevista para os meses de janeiro, fevereiro e março, começando pela Zona Norte, no bairro Barreira do Triunfo no sistema arrastão. Farão parte da tropa, agentes de endemias e militares do corpo de bombeiros.

 

Por Adriana Mendes