Nesta segunda-feira (11/01) a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF) realizou uma reunião técnica com os coordenadores dos núcleos e servidores envolvidos nas ações de enfrentamento a dengue. O encontro teve como proposta analisar a atual conjuntura de infestação do mosquito Aedes aegypti e discutir as estratégias propostas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para enfrentamento da dengue, chikungunya e zica vírus.  

O superintendente Oleg Abramov fez a abertura da reunião sintetizando as ações realizadas pelo Governo de Minas Gerais até agora. Realçou que o objetivo é intensificar as ações, auxiliando os municípios para que consigam alcançar a meta de realizar visitas em 100% dos imóveis dos 37 cidades da jurisdição desta SRS. 

A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SRS, Maria das Graças Honório Ramos, apresentou as novas diretrizes desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde para prevenção e assistência aos pacientes infectados. 

A Referência Técnica da SRS, Paulo Fernandes da Silva, falou sobre a estratégia de mobilização social e a campanha exitosa “dez minutos contra a dengue”, enquanto a Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária de Saúde, Thaís Soranço, explicou como a Atenção Primária a Saúde deve reforçar o combate ao Aedes. 

No encerramento da reunião, Oleg Abramov lembrou aos servidores que a missão institucional da SRS/JF é prestar consultoria, apoio logístico, capacitar recursos humanos se necessário, monitorar o desenvolvimento das atividades programadas, além de executar medidas de caráter complementar ou suplementar.

 

Por Adriana Mendes