Nesta segunda-feira (11/01), o Comitê Regional de Regional de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano promoveu sua reunião semanal junto às coordenadorias da Regional de Saúde. O objetivo foi discutir e alinhar a situação das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti na Região Metropolitana do Vale do Aço.

Crédito: Flávio Samuel

Durante a reunião, o Comitê Regional decidiu adiantar os trabalhos e realizar o diagnóstico do Plano Nacional de Enfrentamento ao vetor Aedes aegypti nos municípios ainda nesta semana. Técnicos da SRS de Coronel Fabriciano visitarão os 35 municípios se dividirão em equipes responsáveis por, além de realizar o diagnóstico, promover um trabalho de mobilização junto aos servidores municipais.

Segundo o Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, a medida visa consolidar o plano nacional nos municípios e mobiliza-los, aumentando ainda mais o combate direto ao vetor Aedes aegypti. “A Superintendência irá a campo para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos municípios e ajudá-los no que for necessário, visto que cada município é responsável em colocar o plano de enfrentamento em prática. Temos um corpo técnico estruturado e competente, e iremos usá-lo de forma estratégica e eficiente, visando fortalecer o enfrentamento contra o vetor Aedes aegypti”, finalizou Wagner.

Por Flávio Samuel