Em uma enquete disponibilizada em seu site institucional, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) perguntou aos visitantes virtuais em quais ações do cotidiano eles identificam a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as alternativas apresentadas estavam a doação de sangue, compras em um supermercado, alimentar-se fora de casa ou todas as alternativas.

Foram 344 votos no total, sendo que 215 votos, que correspondem a 63% dos votantes, escolheram a opção “todas as alternativas”. “Doar sangue” foi a escolha de 122 internautas, ou 35% dos votantes, seguida da opção “alimentar-se fora de casa” e “compras em um supermercado”, que receberam cada uma um voto. Quem escolheu a “todas as alternativas”, acertou, pois todas as ações apresentadas na pesquisa fazem parte das atividades de vigilância sanitária.

O chefe da Divisão de Vigilância Sanitária da Funed, Kleber Baptista, explica que as ações de vigilância sanitária envolvem qualquer bem ou serviço que direta ou indiretamente possam trazer algum risco para a saúde do cidadão. Baptista informa ainda, que o serviço de vigilância sanitária é responsável por monitorar a qualidade dos produtos alimentícios produzidos ou comercializados e os serviços prestados nos estabelecimentos em geral. No caso da doação de sangue, não é diferente. Os serviços de vigilância monitoram os produtos utilizados, as condições para a coleta segura do sangue e também a qualidade do sangue que será doado.

Vigilância

A Vigilância Sanitária é um órgão do SUS e é muito importante, como salienta Kleber, “pois todo estabelecimento que tenha relação com a saúde deve ser inspecionado para obter o alvará sanitário, além dos produtos comercializados ou serviços oferecidos serem monitorados periodicamente”, informa.

Os produtos recolhidos para monitoramento em Minas Gerais são encaminhados para a Funed, onde são feitas as análises pelo Instituto Octávio Magalhães (IOM), que é o Laboratório Central de Saúde Pública do estado. Os laudos de análises são repassados ao órgão e, caso o resultado seja insatisfatório, a Superintendência de Vigilância Sanitária aplica as sanções necessárias, como a retirada do produto do mercado, pedido de correção da rotulagem, multa e no caso de reincidência, até mesmo o fechamento do estabelecimento.

 

A Divisão de Vigilância Sanitária da Funed possui 15 laboratórios de várias especialidades para analisar produtos sujeitos ao controle sanitário (medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, sangue de doador, água de hemodiálise). “O SUS foi criado para garantir a saúde do cidadão”, afirma Kleber, que destaca a importância da população conhecer o campo de ação da vigilância sanitária, para poder acioná-la quando necessário. “Alimentos estragados ou em condições de higiene inadequadas, efeito adverso ao tomar um medicamento, reação alérgica ao usar um cosmético, entre outras, são situações que devem ser relatadas ao serviço de vigilância sanitária, para que sejam tomadas providências e evitar que outras pessoas sejam prejudicadas”, orienta.

Sistema Único de Saúde

O SUS foi instituído pela Lei 8080/90 e é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988, tornando-se o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde.

Nova enquete:

A partir desta segunda (11/01), o site da Funed estará com uma nova enquete abordando a temática da dengue. Reserve um pouco do seu tempo e responda a nossa pergunta! É simples e fácil!

Para participar, basta acessar a home do site (www.funed.mg.gov.br)

Por Junio Santos